AUTORIDADE, AUTORITARISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores/as

  • Lorena de Paula Campos

Resumen

Este estudo teve como objetivo identificar na literatura as diferenças conceituais entre Autoridade e Autoritarismo, e suas consequências no ambiente escolar. Visou também, a identificação e análise de problemas relacionados ao assunto, com a finalidade de buscar formas de atenuar ou minimizar referida situação. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Bibliográfica e consistiu na análise crítica e leitura comparada de textos científicos sobre o tema e na discussão de alguns elementos que o caracterizam, visando a compreensão de questões anteriormente citadas. Desse modo, alguns autores, cada um tendo suas funções delimitadas e respeitadas, através do estabelecimento de regras de convivência, podemos depreender, que a dificuldade em proceder à diferenciação dos referidos termos, já se torna menor, uma vez que através de uma reflexão crítica, somos capazes de reconhecer que nosso papel, enquanto formadores de opiniões, é exatamente orientar nossos alunos para uma formação crítica, reflexiva, que os ajude a construir sua autonomia. 

Publicado

2017-07-25

Cómo citar

Campos, L. de P. (2017). AUTORIDADE, AUTORITARISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR. Intercursos Revista Científica, 13(1). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/2446