COMENTÁRIOS DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE (MG) SOBRE IMAGENS DE MULHERES NAS CIÊNCIAS

Autores/as

  • Marcel Freitas Universidade do Estado de Minas Gerais

Palabras clave:

Mulheres nas Ciências. Ensinos Médio e Fundamental. Teoria do Reconhecimento. Ações Educativas.

Resumen

O artigo analisa comentários de discentes de duas escolas públicas em Belo Horizonte (MG) sobre imagens de mulheres cientistas que compuseram uma exposição sobre mulheres nas ciências. Argumenta-se que a invisibilidade de mulheres nas ciências contribui, inconscientemente, para desestimular que as estudantes sigam a carreira acadêmica já que, durante a escolarização, é persistentemente a ideia de que a ciência veio sendo produzida apenas por homens. Os comentários revelam apoio e surpresa, no caso dos alunos e, principalmente, admiração e reconhecimento no caso das alunas. Segundo a Teoria do Reconhecimento, não basta sistemas políticos e jurídicos eficientes para que certos grupos sejam reconhecidos socialmente e se reconheçam como legítimos em certos papeis sociais. Para isso, a cultura e as relações cotidianas também devem mudar como, por exemplo, na escola, docentes deveriam estimular a curiosidade e a iniciativa nas alunas como, em geral, se dá em relação aos alunos.

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AUTOR, 2018.

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Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Freitas, M. (2023). COMENTÁRIOS DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE (MG) SOBRE IMAGENS DE MULHERES NAS CIÊNCIAS. Intercursos Revista Científica, 22(1). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/6289