COBRANÇA FAMILIAR:

COMO ISSO AFETA A VIDA DOS JOVENS NO ENSINO MÉDIO?

Autores/as

  • Melissa Paes Leme Alberto Oliveira Silva Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais
  • Laercio de jesus Café Universidade do Estado de Minas Gerais

Palabras clave:

Ensino médio. pressão familiar. Adolescentes.

Resumen

O projeto de extensão realizado em uma instituição de ensino de Ituiutaba abrangeu rodas de conversa com alunos do ensino médio, explorando temas relevantes para essa fase, como o término dessa etapa educacional e a transição para a vida adulta. Destaca-se o papel crucial da família nesse processo, influenciando as escolhas dos adolescentes, especialmente na decisão sobre a carreira universitária. A metodologia das rodas de conversa proporcionou interação direta entre os extensionistas e os participantes, buscando abordar temas atuais e relevantes para a prática com adolescentes. O texto relata temas discutidos em cada encontro, com ênfase na pressão familiar sobre as escolhas acadêmicas e profissionais dos jovens. Os resultados indicam que a falta de motivação entre os estudantes, muitas vezes vinculada à pressão familiar, precisa ser discutida, reconhecendo a importância de compreender as transformações físicas e emocionais da adolescência. Conclui-se que as escolas e famílias devem criar espaços abertos para a discussão desses temas, promovendo um ambiente seguro para que os jovens expressem suas emoções, pensamentos e experiências. O relato destaca a importância da extensão universitária na formação acadêmica, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em contextos do mundo real e preparando-os para desafios práticos na área da psicologia escolar.

Biografía del autor/a

Melissa Paes Leme Alberto Oliveira Silva, Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais

Graduando em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2020-2025), UEMG, Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro(2019). Tem experiência na área de Saúde Coletiva.

Citas

DIAS, A. C. G.; PATIAS, N. D.; ABAID, J. L. W. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 1, p. 105–111, jan. 2014.

BARBOSA, R. M.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, n. 3, p. 393–402, jul. 2010.

ALMEIDA, M. E. G. G. DE.; PINHO, L. V. DE. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, v. 20, n. 2, p. 173–184, 2008.

PRATTA, E. M. M.; SANTOS, M. A. DOS. Opiniões dos adolescentes do ensino médio sobre o relacionamento familiar e seus planos para o futuro. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 17, n. 36, p. 103–114, jan. 2007.

JAGER, M. E. et al. Formação em psicologia e práticas extensionistas: relato de uma experiência universitária. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, e35340, 2021.

HENARES DE MELO, M. C.; CRUZ, G. DE C. Roda de Conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no Ensino Médio. Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31-39, 16 maio 2014.

GROLLI, V.; WAGNER, M. F.; DALBOSCO, S. N. P. Sintomas depressivos de ansiedade em adolescentes do ensino médio. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, vol. 9, n. 1, p. 87-103, Jan.-Jun. 2017

BRUGNERA, F.; PATIAS, N. D. “Meu mundo interior - sentimentos”: relato de experiência de estágio em psicologia escolar. Barbarói, v. 1, n. 53, p. 156-171, 21 out. 2019.

Publicado

2024-07-16

Cómo citar

Paes Leme Alberto Oliveira Silva, M., & Café, L. de jesus. (2024). COBRANÇA FAMILIAR: : COMO ISSO AFETA A VIDA DOS JOVENS NO ENSINO MÉDIO?. Intercursos Revista Científica, 23(1), 10–20. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/8212