AS ATIVIDADES LÚDICAS SELECIONADAS COMO ELEMENTO DE APOIO NO COMBATE À ANSIEDADE

Autori

  • Jeziel Alves Rezende, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela

Abstract

Este artigo deriva de uma pesquisa de mestrado, com área de concentração em Educação Inclusiva, e relata as mudanças no nível de ansiedade de quatro (4) crianças deficientes auditivas, depois de submetidas a Atividades Lúdicas Selecionadas. A ansiedade é uma emoção por vezes necessária ao ser humano, como um fator de proteção e segurança frente a perigos diversos, ao preparar-se para uma resposta mais rápida e eficiente, mas que ao  apresentar acima de determinados padrões, leva a mudanças fisiológicas e comportamentais prejudiciais. A comunicação é fator essencial na vivência humana, mas quando por algum motivo não se consegue comunicar adequadamente, o indivíduo vê-se em um ambiente propício ao aparecimento de distúrbios emocionais leves, entre eles a Ansiedade. Comprovou-se que atividades lúdicas selecionadas podem influenciar beneficamente no trato com deficientes auditivas, já que não usando estímulos auditivos elas se sentem mais seguras e autoconfiantes, produzindo  um nível de ansiedade menor. 

Pubblicato

2017-07-10

Come citare

Maria Aparecida Augusto Satto Vilela, J. A. R. (2017). AS ATIVIDADES LÚDICAS SELECIONADAS COMO ELEMENTO DE APOIO NO COMBATE À ANSIEDADE. Intercursos Revista Científica, 11(2). Recuperato da https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/2390