SONS E RUÍDOS NO AMBIENTE ESCOLAR E SUAS INFLUÊNCIAS NA SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autori

  • Áurea Messias de Jesus, Deicielle Souza de Freitas, Milton Antônio Auth

Abstract

O objetivo deste artigo consiste em investigar a intensidade dos ruídos nas salas de aula, verificando se os mesmos podem trazer danos à saúde laboral dos professores. Essa investigação ocorreu em uma escola de Ituiutaba, no interior de Minas Gerais. Para observar as variações na intensidade dos ruídos, foram realizadas aferições em seis salas de aula do primeiro ano do Ensino Médio em três horários diferentes, usando o equipamento decibelimetro que mede a intensidade dos ruídos de impactos.

De acordo com altos valores de ruídos de impactos coletados e das estruturas físicas do prédio e sabendo que na escola não tem como atenuar as intensidades desses ruídos usando EPI e EPC, é necessário fazer novas aferições usando aparelho dosímetro que mede a intensidade do ruído continuo versus tempo de exposição do trabalho laboral desses profissionais (que para um cargo são de 4 horas e 30 minutos), embora muitos professor trabalhem mais 12 horas por dia, para conclusão desse trabalho. Se o resultado das novas aferições forem acima dos índices de tolerância permitidos pela NR15 anexo 1, esses profissionais farão jus ao adicional de insalubridade que é um direito legal de acordo com normas trabalhistas do Ministério do Trabalho. 

Pubblicato

2017-07-25

Come citare

Milton Antônio Auth, Áurea M. de J. D. S. de F. (2017). SONS E RUÍDOS NO AMBIENTE ESCOLAR E SUAS INFLUÊNCIAS NA SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Intercursos Revista Científica, 13(1). Recuperato da https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/2454