SONS E RUÍDOS NO AMBIENTE ESCOLAR E SUAS INFLUÊNCIAS NA SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Abstract
O objetivo deste artigo consiste em investigar a intensidade dos ruídos nas salas de aula, verificando se os mesmos podem trazer danos à saúde laboral dos professores. Essa investigação ocorreu em uma escola de Ituiutaba, no interior de Minas Gerais. Para observar as variações na intensidade dos ruídos, foram realizadas aferições em seis salas de aula do primeiro ano do Ensino Médio em três horários diferentes, usando o equipamento decibelimetro que mede a intensidade dos ruídos de impactos.
De acordo com altos valores de ruídos de impactos coletados e das estruturas físicas do prédio e sabendo que na escola não tem como atenuar as intensidades desses ruídos usando EPI e EPC, é necessário fazer novas aferições usando aparelho dosímetro que mede a intensidade do ruído continuo versus tempo de exposição do trabalho laboral desses profissionais (que para um cargo são de 4 horas e 30 minutos), embora muitos professor trabalhem mais 12 horas por dia, para conclusão desse trabalho. Se o resultado das novas aferições forem acima dos índices de tolerância permitidos pela NR15 anexo 1, esses profissionais farão jus ao adicional de insalubridade que é um direito legal de acordo com normas trabalhistas do Ministério do Trabalho.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Ofício de Encaminhamento (MODELO)
Local e data
Caro Editor,
Estou (amos) encaminhando em anexo, o texto “..................................................” para análise e possível publicação na Revista Cientifica Intercursos da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG.
Declaro (amos) que o trabalho é original e não foi encaminhado para nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma e que aceito (amos) ceder o direito de reprodução para a Revista Cientifica Intercursos, do texto cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões dos editores / avaliadores).
(SÓ NO CASO ESPECÍFICO)
Tendo em vista a impossibilidade do coautor assinar a declaração, o autor principal assume a responsabilidade pela concordância do mesmo em relação ao conteúdo do trabalho e desta correspondência.
Atenciosamente,
Assinatura do autor
(Nome completo, dados funcionais)
Assinatura do coautor (es):
(Nome completo, dados funcionais)
ANEXO II
TERMO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS À INTERCURSOS
Utilize o modelo abaixo, preenchendo e enviando, via correio para Equipe/Contato Principal, no endereço de contato (pág.1).
Artigo: " ________________________________________________"
(As pessoas relacionadas como autor e coautor devem assinar este documento)
DECLARO (AMOS), caso o artigo acima titulado seja aceito para publicação na Intercursos Revista Cientifica que o mesmo é original e de minha (nossa) autoria e que nem este texto, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou está sendo aceito para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos) ainda, que participei (amos) significativamente na elaboração do trabalho para tornar pública minha (suas) responsabilidade (s) pelo conteúdo, revisão critica e pela aprovação final do mesmo.
EM CONSEQUÊNCIA, firmo (amos) o presente Termo de Cessão Gratuita e que concordo (amos) que os direitos autorais do referido manuscrito se tornarão propriedade exclusiva da Intercursos Revista Científica da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG, vedada a sua utilização para fins comerciais e qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia autorização seja solicitada e, se obtida, farei (mos) constar meu (nossos) agradecimentos à Intercursos Revista Científica, bem como, manifesto (amos) a concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas pelos avaliadores.
Data: ....... /........./
Assinatura do autor principal
(Nome)
Assinatura do coautor (es):
(Nome)