As experiências de classe e a formação da classe trabalhadora: trajetórias teóricas de experiências práticas.

Autores

  • Custódio Jovêncio Barbosa Filho Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ubá

Palavras-chave:

Experiências de classe, formação de classe, classe trabalhadora.

Resumo

Este estudo compõe um dos capítulos da tese de doutorado defendida no PPGE/FAE/UFMG em março de 2017 com o título “Limites e possibilidades sobre os processos de consciência de classe, de sujeitos em formação, no/pelo trabalho associado”. A centralidade objetiva da tese buscou analisar como o trabalho livre associado na perspectiva da Economia Popular Solidária pode, nos espaços de deliberações, proporcionar elementos para o processo de consciência da classe trabalhadora. Na especificidade deste fragmento, nos detivemos em refletir como as experiências de classe, no desenvolvimento da história das lutas da classe trabalhadora, em especial na Inglaterra, passou a desencadear um movimento de formação de classe dos trabalhadores ingleses, no que tange ao pertencimento a essa classe de trabalhadores que possuíam apenas sua força de trabalho para trocar com os possuidores dos meios de produção. Para o desenvolvimento desse estudo, utilizamos uma revisão bibliográfica como base teórica, a partir das análises feitas por Marx, Engels, Thompson, Gramsci, Lukács e pudemos perceber que na história de formação da classe trabalhadora, ocorreram muitos avanços e retrocessos por parte dos envolvidos nos movimentos de lutas por reconhecimento de que é a classe trabalhadora que produz as riquezas das nações.

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Publicado

22/11/2019

Como Citar

Jovêncio Barbosa Filho, C. (2019). As experiências de classe e a formação da classe trabalhadora: trajetórias teóricas de experiências práticas. Revista Mediação, (9), 14–25. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/4331

Edição

Seção

Artigos