Edições anteriores
-
Revista Mediação | jul./dez. 2021
n. 13EDITORIAL
O número 13 da Revista Virtual Mediação traz discussões que comtemplam experiências diferentes no âmbito das Ciências Humanas. Seus artigos apresentam questões relativas ao design, à literatura, à arte cênica, à filosofia e à educação.
Com mirada na pandemia e seus efeitos sociais, o artigo que abre a revista, intitulado “Design gráfico: estratégias de comunicação em tempos de crise”, dos autores Emmanuel Braga de Souza Oliveira e Taís de Souza Alves Coutinho, assume o objetivo de observar algumas ferramentas do design gráfico enquanto estratégias de comunicação de três empresas do ramo alimentício. Frente ao novo momento, muitas empresas acentuaram o uso de ferramentas virtuais para se comunicar com seus clientes. Observando este cenário, desenvolveu-se de um estudo bibliográfico, com base no método desk research. Foram realizadas coletas de dados e análises de posts das empresas McDonald’s, Burger King e Outback Steakhouse, publicados em suas redes sociais do Instagram, no ano de 2020. Os principais resultados são apresentados no artigo, que visa contribuir para a inovação em sua área.Ainda atentos aos desdobramentos globais da infecção pelo vírus Sars/Cov-19, cinco autores - Izandra Alves, Leila Morás, Luana Paula Maldaner, Maysa Pellenz, e André R. Herzer - desenvolveram o segundo estudo desta edição, “Uma feliz leitora na pandemia”, que compila a discussão dos resultados de sua pesquisa, realizada durante o ano de 2021. O trabalho consistiu na observação quantitativa da frequência de visitas de leitores, dos habitantes do município de Feliz/RS, à Biblioteca Municipal Pedro Hahn, durante os anos de 2020/2021. A análise dos dados ratificou a tendência mundial, que expressa o reencontro dos cidadãos com a leitura e com as bibliotecas, visando atenuar suas tensões sociais. Revelou-se, por meio deste estudo, a valorização da leitura, com a finalidade de enfrentamento das crises, individuais e sociais, que assolaram a sociedade recentemente.
“Reflexões filosóficas sobre ensino-aprendizagem: (re) avaliando aspectos teórico metodológicos”, do autor Joilson Luiz de Oliveira, é o terceiro artigo apresentado nesta revista. O autor propõe uma reflexão sobre alguns aspectos da Filosofia da Educação, tomando como ponto inicial o processo ensino/aprendizado de questões filosóficas relevantes e básicas no contexto educacional. Pretendeu-se, por meio de uma breve revisão bibliográfica - fundamentada nos filósofos Heidegger (2005) e Deleuze (2003) -, instigar o olhar dos estudiosos da área sobre novas propostas de ensino e aprendizagem, que possam adentrar a perspectiva da interdisciplinaridade no contexto da educação.
O artigo de Thiago Augusto Narikawa e Olira Saraiva Rodrigues volta-se para compreensão científica e poética das Humidades Digitais. “Colcha de retalhos: humanidades digitais e interculturalidade no aprendizado de línguas”, o quarto trabalho deste número, assume como ponto de partida a leitura de grandes teóricos, tanto do processo de globalização, quanto da interculturalidade, da transdisciplinaridade e os de Humanidades Digitais. O método de escrita da poética da costura da colcha de retalhos, suas definições, pensamentos e conhecimento compartilhados e adquiridos formam a base teórica deste estudo.
O artigo seguinte, “A violência na escola e na família contemporânea”, cujos autores são Bruna Guedes de Medeiros, Fernanda Rúbia Fagundes Maciel, Marcelle Ferreira Rodrigues Silva e Marina Coutinho Borges Gomes, discute questões inerentes à violência escolar e familiar, buscando compreender as mediações estabelecidas na relação escola, família e violência. Os lugares de fala e as relações de poder nos ambientes escolar e familiar são reconhecidos através de pesquisas com base em entrevistas e observações, de orientação qualitativa, visando delinear estratégias mitigadoras da violência escolar. Pretendeu-se também destacar neste estudo o trabalho do assistente social no âmbito escolar.
Por fim, o artigo “Teatro performativo com afásicas: um estudo da performatividade cênica no contexto das afasias e a elaboração de procedimentos criativos e pedagogias nas artes da cena”, dos autores Juliana Pablos Calligaris e Matteo Bonfitto, traz uma parte da pesquisa de doutorado que abrange a prática teatral performativa. Orientada pela observação da relação entre linguagem, corpo e cognição, relacionada às pessoas afásicas, esta pesquisa investiga a co-ocorrência multimodal de semioses (fala, gesto, expressão corporal, olhar, etc.). Este estudo atentou-se para as interações de diferentes, ainda que compartilhados, processos semióticos. Ele pretende colaborar na pesquisa e construção de novas metodologias que incluam de processos artísticos-pedagógicos na contemporaneidade.
Ao longo dos artigos apresentados nesta edição, é possível perceber a confluência dos estudos multiculturais e multimodais no âmbito educacional. Além disso, discussões sobre as humanidades e seus desdobramentos se destacam nos trabalhos que abarcam, tanto questões que emergiram no período de pandemia, quanto as condições de ressocialização dela advindos.Boa leitura!
Priscila Paschoalino
Editora-----------------------
MEDIAÇÃO: um veículo de comunicação da área de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais, com interfaces para a atuação na Educação, Comunicação, Design, Artes, Letras e demais áreas.
ISSN: 2317-4838
Editora: Priscila Paschoalino
Editor-gerente: Billy Fádel
Capa e Diagramação: Billy Fádel
Publicação vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Linguagens da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ubá.
Endereço para envio de submissões:
Link para submissão: https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/about/submissions
Av. Olegário Maciel, Nº 1429,
Bairro Industrial.
CEP: 36502-026 -
Revista Mediação | jan./jun. 2021
n. 12EDITORIAL
A Revista Virtual Mediação é um periódico da unidade de Ubá, vinculado à Editora UEMG, na qual são discutidos temas diversos, problematizados nos estudos de Educação e Humanidades. Nascida de incessantes discussões dos membros do Departamento de Ciências Humanas e Linguagens, é um pertinente meio de socialização entre os diversos saberes acadêmicos e fomenta diálogos interdisciplinares. Neste número 12 são apresentados cinco artigos que apresentam temas atuais e revelam idiossincrasias de nossa sociedade.
O primeiro artigo discute questões relativas às representações da ciência na internet, investigando as práticas de comunicação na cultura midiática, objetos de estudo que, diante da pandemia, foram redimensionados quanto a sua importância social.
A temática do ensino de inglês como língua adicional e uso estratégias interdisciplinares é o tema do segundo trabalho, que foi construído com base em uma pesquisa feita com alunos do Ensino Médio da rede pública acerca das aulas de leitura em Língua Inglesa.
O terceiro e o quarto estudos são contribuições da área de Design. O terceiro trabalho apresenta a possibilidade de divulgação e ampliação do conhecimento por parte da comunidade acerca da interdisciplinaridade entre a área ambiental, design e a ciência e tecnologia de materiais. Já o quarto artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada sobre o perfil profissional dos egressos do curso de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Ubá.
Por fim, apresentamos um texto que debate questões relativas ao Direito Processual Civil e a mediação de conflitos em sua forma extrajudicial. São apresentadas análises a evolução histórica do processo de mediação, detalhando o papel de destaque do mediador.
Mesmo diante das dificuldades que a ciência atravessa nos tempos atuais, a Revista Virtual Mediação continua cumprindo seu papel de difusor do conhecimento científico.
Priscila Paschoalino
EditoraARTIGOS
1. MEDIAÇÕES PERFORMÁTICAS PARA O CONHECIMENTO: O YOUTUBE EM TEMPOS DE PANDEMIA
2. PROTAGONISMO E INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA
3. REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS: TRANSFORMANDO PROBLEMA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INOVAÇÃO
4. O PERFIL DO EGRESSO EM DESIGN DA UEMG - UNIDADE UBÁ
5. MEDIAÇÃO EXTRAJUDICIAL: UM CAMINHO PARA RESULTADOS POSITIVOS E EFICAZES SEM JUDICIALIZAÇÃO
-----------------------
MEDIAÇÃO: um veículo de comunicação da área de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais, com interfaces para a atuação na Educação, Comunicação, Design, Artes, Letras e demais áreas.
ISSN: 2317-4838
Editora: Priscila Paschoalino
Editor-gerente: Billy Fádel
Capa e Diagramação: Billy Fádel
Publicação vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Linguagens da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ubá.
Endereço para envio de submissões:
Link para submissão: https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/about/submissions
Av. Olegário Maciel, Nº 1429,
Bairro Industrial.
CEP: 36502-026 -
Revista Mediação | jul./dez. 2020
n. 11 ()ARTIGOS
1. KARL R. POPPER: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO TENTATIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
2. O CINEMA COMO CATALIZADOR DE DISCUSSOES SOBRE O LIXO URBANO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UBÁ – MG
3. POLÍTICAS AMBIENTAIS DO GOVERNO FEDERAL E SUA RELAÇÃO COM O BIOMA AMAZÔNICO
4. A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
5. EDUCAÇÃO E PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CONTINGENCIAL NA GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE COVID-19
-
Mediação. Jan./Ago.
n. 9 (2019)Nova MEDIAÇÃO!
Depois de algum tempo fora do ar, a Revista Mediação está de volta! A revista renasce atualizada e cuidada em seu layout e interface.