Análise dos conhecimentos prévios de eletricidade dos estudantes dos períodos iniciais do curso de Licenciatura em Química através de experimentos.
Palavras-chave:
Efeito Fotoelétrico, Aprendizagem Significativa.Resumo
Para que possamos implementar a aprendizagem de forma significativa, as ideias expressas, os novos conceitos, devem estar relacionados com informações previamente adquiridas pelo aluno, ou seja, um novo conhecimento deve ser construído sobre um conceito já fundamentado e sólido na estrutura cognitiva do aluno. O presente projeto buscou avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes que acabaram de se formar no ensino médio sobre conceitos básicos que se fazem necessários, para o entendimento do conceito do efeito fotoelétrico como corrente elétrica e diferença de potencial. Para avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes foi elaborado um projeto experimental com base no funcionamento de um resistor variável do tipo LDR. Com o experimento apresentado aos alunos do primeiro período do curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado de Minas Gerais pôde-se concluir que os estudos e conceitos básicos necessários para estudantes que pretendem caminhar neste curso vêm sendo pouco explorados pelos professores do ensino médio. Outra conclusão a que se pôde chegar com o experimento apresentado foi que os conceitos de aprendizagem significativa se fazem muito pertinentes ao se observar que, sem os conhecimentos prévios necessários ao entendimento do conceito de efeito fotoelétrico, os alunos têm uma dificuldade muito maior em compreender e assimilar, de forma efetiva, um dado novo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.