DESIGN GRÁFICO

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE

Autores

  • Emmanuel Braga Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Tais de Souza Alves Coutinho Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Design G´rafico, Comunicação, Pandemia

Resumo

O estudo tem como objetivo identificar como algumas ferramentas do design gráfico auxiliaram nas estratégias de comunicação de três empresas do ramo alimentício, no período da pandemia. Diante do contexto de pandemia vivenciado no ano 2020, as empresas precisaram se comunicar com os clientes de modo virtual e, para isso, o design gráfico pode ser um aliado na divulgação profissional de um produto, através da edição de imagens para as mídias digitais. Faz-se necessário, portanto, compreender as possibilidades de atuação do designer gráfico através das estratégias de comunicação em design, em tempos pandêmicos. Trata-se de um estudo bibliográfico com o método desk research, cuja análise foi de posts no Instagram das empresas: McDonald’s, Burger King e Outback Steakhouse, com coleta de dados no ano de 2020. Os principais resultados indicaram que as três empresas priorizam em suas artes cores quentes e que promovem desejo, além do uso de elementos gráficos, imagens em alta qualidade, tipografia que comunicam com o cliente e o atraem para o consumo do produto oferecido. Espera-se que o estudo contribua para o profissional da área que deseja inovar com a criação de artes gráficas em 2D.

Referências

BATTISTELLA, Natalie; COLOMBO, Joana Ribeiro; ABREU, Karen Cristina Kraemer. A Importância da Cor nas Embalagens como Fator Influenciador no Momento da Compra. Revista de Recensões de Comunic. e Cult. Disponível em: <http://bocc.ubi.pt/pag/bocc-kraemer-embalagens.pdf>. Acesso em: 21 de jul. de 2020.

CARDOSO, Rafael. O design gráfico e sua história. 2008. Disponível em: < https://docente.ifrn.edu.br/carlosdias/informatica/programacao-visual/o-design-grafico-e-sua-historia>. Acesso em: 21 de jul. de 2020.

COVID-19: marcas mudam logos para conscientizar sobre distanciamento social. Época Negócios, 28 de mar. de 2020. Disponível em: < https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2020/03/covid-19-marcas-mudam-logos-para-conscientizar-sobre-distanciamento-social.html>. Acesso em: 16 de out. de 2021.

CRUVINEL, Ilton Belchior. Marketing digital em tempos de pandemia. Gestão e Tecnologia, Faculdade Delta, v. 1, ed. 30, jan./jun., 2020.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2008.

HÁBITOS de consumo online devem permanecer após pandemia. Agência Brasil, 18 de mai. De 2020. Disponível em: <https://noticias.r7.com/economia/habitos-de-consumo-online-devem-permanecer-apos-pandemia-18052020>. Acesso em 20 de agosto 2020.

LÖBACH, B. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MACIEL, Rui. Instagram tem engajamento 4x maior que o Facebook desde o início da pandemia. Canal Tech, 28 de abr. de 2021. Disponível em <https://canaltech.com.br/internet/instagram-tem-engajamento-4x-maior-que-o-facebook-desde-o-inicio-da-pandemia-183731/>. Acesso em: 14 de nov. de 2021.

MERGO. Desk research: o que é e como elaborado o seu. UX Design Blog. 2021. Disponível em: https://uxdesign.blog.br/desk-research-o-que-%C3%A9-e-como-voc%C3%AA-pode-elaborar-o-seu-db388992365. Acesso em: 12 de mar. De 2022.

OLIVEIRA, Sandra Ramalho e. Imagem também se lê. São Paulo: Edições Rosari, 2005.

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 6. ed. Rio de Janeiro: L. Christiano, 1995.

PETTERSSON, R. It Depends: ID – Principles and guidelines. Tullinge, 2012.

STRUNCK, Gilberto. Viver de Design. Rio de Janeiro: 2AB, 1999.

YONAMINE, Tiago. IN MEDIAS RES, os processos criativos. Web documentário - Trabalho de conclusão de curso, Centro Universitário SENAC, s/d. Disponível em: <https://ppgdesign.anhembi.br/wp-content/uploads/dissertacoes/65.pdf>. Acesso em: 29 de ago. de 2020.

Redes sociais:

Burger king: https://www.instagram.com/burgerkingbrasil/

McDonald’s: https://www.instagram.com/mcdonalds_br/

Outback Steakhouse: https://www.instagram.com/outbackbrasil/

Downloads

Publicado

18/08/2022

Como Citar

Braga, E., & de Souza Alves Coutinho, T. . (2022). DESIGN GRÁFICO: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE. Revista Mediação, (13). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/6487