Contribuições para aumentar o potencial econômico-financeiro em projetos de produtos e serviços baseados em design thinking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6390

Resumo

Projetos baseados em design thinking ganharam muito espaço no âmbito da gestão e desenvolvimento de projetos visando inovação. Muitos negócios incorporaram a abordagem, porém não está consolidado o fato de que o processo é passível para desenvolvimento de produtos e serviços que realmente gerem captação de valor para os negócios. Por isso, o trabalho apresentado buscou compreender como se dá o processo de capitação de valor em projetos baseados em design thinking por meio de uma ampla revisão de literatura e estudos de dez casos. A pesquisa identificou lacunas na literatura  e descobertas nos estudos de caso que contribuem para o desenvolvimento da teoria e prática sobre o tema. Os resultados podem contribuir ainda, para gestores e empreendedores dialogarem de maneira mais eficiente com designers e projetistas, possibilitando assim, projetos alinhados com as expectativas dos envolvidos, aumentando a captação de valor nos projetos.

Biografia do Autor

Marcelo Silva Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Dep. de Tecnologia do Design da Arq. e Urb. (TAU - UFMG), na graduação em Design. Graduado em Desenho Industrial e especialista em gestão do design pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Design – FAU – USP pesquisando a prática e o ensino de design. Possui experiência em design de produtos em diversos setores, desenvolvimento de estratégias em empresas de diversos tendo o design com foco, consultorias para posicionamento e definição de estratégias de negócios e produtos para empresas de setores distintos.

Alexandre Machado Rocha, Universidade de São Paulo

Mestre pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, Engenheiro de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP com intercâmbio na Bishops University. Mentor de startups no AWC Academic Working Capital do Instituto TIM. Co-fundador da LAR.i, empresa de projetos de aging-in-place. Foi professor de Engenharia de Inovação do ISITEC – SP. Atuou como pesquisador e gerente  e projetos de desenvolvimento de produtos de tecnologia assistiva para aeronaves, supervisor de TI na América do Sul na Rexam Beverage Can South America. Possui experiência em análise de dados de saúde pública (Sec. Muni. de Saúde - SP), em design thinking, manufatura aditiva, sistemas de gestão industrial consultoria de processos, inovação e TI.

Flávio Copola Azenha, Universidade de São Paulo

Doutorando em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), Mestrado em Engenharia de Produção, em 2018, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), Bacharel em Ciência da Computação, em 2010, pela Universidade de Guarulhos (UNG), com especialização em Gerenciamento de Projetos em TI pela Universidade de São Paulo (POLI-USP) em 2014. Possui experiência em gerenciamento de projetos, desenvolvimento de software, análise de negócio e gestão de TI.

Gabriel Delage e Silva, Universidade de São Paulo

Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP com foco em Inovação e desenvolvimento de negócios baseados em novas tecnologias. Graduado em Engenharia de Produção
também na Escola Politécnica da USP com dupla diplomação na escola francesa Arts et Métiers Paris Tech, em engenharia mecânico-industrial com módulo de especialização em Criação de Empresas e Desenvolvimento de Negócios (CREDA).

André Leme Fleury, Universidade de São Paulo

Professor Associado na Universidade de São Paulo, atua nos cursos da Engenharia de Produção (Poli), Design (FAU) e Pró-Reitoria de Graduação (PRG-USP). Coordena diferentes iniciativas de formação de empreendedores na USP, incluindo o Cosmos, centro de formação de empreendedores e de empreendimentos do InovaUSP e o programa Samsung Ocean N2. Especialista em inovação, atua em parceria com grandes organizações, públicas e particulares. Desenvolve pesquisas nas áreas de empreendedorismo e design. Graduado em engenharia de produção pela USP, mestre em engenharia de produção pela UFSC e doutor em engenharia de produção pela USP, foi pesquisador visitante na Universidade de Cambridge.

Downloads

Publicado

01/01/2022

Como Citar

Silva Pinto, M., Machado Rocha, A., Copola Azenha, F., Delage e Silva, G., & Leme Fleury, A. (2022). Contribuições para aumentar o potencial econômico-financeiro em projetos de produtos e serviços baseados em design thinking. Pensamentos Em Design, 1(2), 87–106. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6390

Edição

Seção

Artigo Completo