v. 1 n. 2 (2021): Pensamentos em Design

					Visualizar v. 1 n. 2 (2021): Pensamentos em Design

Este é o segundo número da revista Pensamentos em Design. Compõe-se de um editorial, um artigo especial, que inaugura nossa parceria com pesquisadores do México, a começar por Luis Rodríguez Morales da Universidad Autónoma Metropolitana-Cuajimalpa. Também reúne cinco artigos nacionais, que nos dão um bom panorama da atual produção científica na área, produzidos em programas de pós-graduação de São Paulo, Paraná, Bahia e Minas Gerais. Por fim, um projeto de design – linha de cerâmica Eixo – muito bem detalhado em sua apresentação, além de as peças, por si, transmitirem-nos a certeza de que o design no Brasil é feito com, além de qualidade, muita personalidade.

Publicado: 01/01/2022

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    Sérgio Antônio Silva, Maria Regina Álvares Correia Dias
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6376

Artigo Especial

  • Diseño como síntesis de racionalidades

    Luis Rodríguez Morales
    7-19
    DOI: https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6249

Artigo Completo

  • Design e artificialidade uma crítica à polarização entre o natural e o artificial

    Leandro Tadeu Catapam, Marcos Namba Beccari
    20-31
    DOI: https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6387
  • Idealização e implantação dos cursos de comunicação visual e desenho industrial da UFPR contexto, influências e repertórios

    Alexandre Antonio de Oliveira, Ronaldo de Oliveira Corrêa
    32-49
    DOI: https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6388
  • Meninas também brincam com carrinhos notas sobre a história da relação entre mulheres e automóveis

    Giselle Hissa Safar, Maria Regina Álvares Correia Dias, Rita Aparecida Conceição Ribeiro
    50-70
    DOI: https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6253
  • Princípios da neurociência aplicados a premissas e requisitos para o projeto pautado para o bem-estar

    Suzi Maria Mariño, Carina Santos Silveira
    71-86
    DOI: https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6389
  • Contribuições para aumentar o potencial econômico-financeiro em projetos de produtos e serviços baseados em design thinking

    Marcelo Silva Pinto, Alexandre Machado Rocha, Flávio Copola Azenha, Gabriel Delage e Silva, André Leme Fleury
    87-106
    DOI: https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6390

Projeto de Design

  • Design, identidade e produção própria linha de cerâmica Eixo

    Isabela Sayuri Caserta, Jussiani Rosali Woo, Cláudia Regina Hasegawa Zacar
    107-123
    DOI: https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6391