Design, identidade e produção própria
linha de cerâmica Eixo
DOI:
https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6391Resumo
Este é um relato do processo de desenvolvimento de uma linha de produtos cerâmicos, utilizando metodologia organizada nas etapas informacional, conceitual e detalhamento. O projeto de produto desenvolvido foi resultado de um estudo acadêmico acerca da relação entre design, cultura e identidade, traçando um paralelo com o design de produção própria. A partir da experiência de designers brasileiras racializadas, buscou-se ampliar a discussão sobre a questão de etnia, onde foram realizados diálogos com três artistas e designers com ascendência japonesa e chinesa, de modo a analisar seus processos de desenvolvimento de artefatos. Buscou-se traduzir a complexidade e a hibridez que envolvem as identidades dos indivíduos em materialidades, evidenciando a dimensão sujeito-artefato em um ciclo com maior consciência dos processos locais de projeto e manufatura. Portanto, essa abordagem deu o suporte e a orientação para a construção de uma Linha de Cerâmica Eixo, composta por seis peças versáteis para conter. Como resultado, percebe-se que a cultura e os costumes dos países de origem e dos antepassados não estão presentes de forma tradicional nas peças criadas, mas sim na presença da brasilidade dos produtos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Pensamentos em Design concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.