Design, identidade e produção própria

linha de cerâmica Eixo

Autores

  • Isabela Sayuri Caserta Universidade Federal do Paraná
  • Jussiani Rosali Woo Universidade Federal do Paraná
  • Cláudia Regina Hasegawa Zacar Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1756-2347

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6391

Resumo

Este é um relato do processo de desenvolvimento de uma linha de produtos cerâmicos, utilizando metodologia organizada nas etapas informacional, conceitual e detalhamento. O projeto de produto desenvolvido foi resultado de um estudo acadêmico acerca da relação entre design, cultura e identidade, traçando um paralelo com o design de produção própria. A partir da experiência de designers brasileiras racializadas, buscou-se ampliar a discussão sobre a questão de etnia, onde foram realizados diálogos com três artistas e designers com ascendência japonesa e chinesa, de modo a analisar seus processos de desenvolvimento de artefatos. Buscou-se traduzir a complexidade e a hibridez que envolvem as identidades dos indivíduos em materialidades, evidenciando a dimensão sujeito-artefato em um ciclo com maior consciência dos processos locais de projeto e manufatura. Portanto, essa abordagem deu o suporte e a orientação para a construção de uma Linha de Cerâmica Eixo, composta por seis peças versáteis para conter. Como resultado, percebe-se que a cultura e os costumes dos países de origem e dos antepassados não estão presentes de forma tradicional nas peças criadas, mas sim na presença da brasilidade dos produtos.

Biografia do Autor

Isabela Sayuri Caserta, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Design de Produto pela UFPR, tendo atuado como monitora na disciplina de Metodologia Visual aplicada ao Produto 1 e voluntária acadêmica em Laboratório de Cerâmicos. Possui experiência com design de superfícies de padrões decorativos dentro do setor moveleiro e possui interesse pelas áreas que abrangem as relações raciais e de gênero  dentro dos estudos de design.

Jussiani Rosali Woo, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Design de Produto pela UFPR, tendo atuado como monitora na disciplina de Projeto de Produto II. Possui experiência na área de design de superfícies de padrões decorativos e possui interesse
pelas áreas de cerâmicos e prototipagem 3D.

Cláudia Regina Hasegawa Zacar, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), mestre em Design e graduada em Design de Produto pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É docente no Departamento de Design da UFPR e pesquisadora associada aos grupos Design e Cultura (UTFPR) e Teoria, história e crítica do design e atividades projetuais (UFPR). Tem como principal foco de estudo as articulações entre design e relações de gênero.

Downloads

Publicado

01/01/2022

Como Citar

ayuri Caserta, I., Woo, J. R., & Hasegawa Zacar, C. R. (2022). Design, identidade e produção própria: linha de cerâmica Eixo. Pensamentos Em Design, 1(2), 107–123. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i2.6391

Edição

Seção

Projeto de Design