A cidade e sua lírica geometria decorativa: patrimônio gráfico e popular, da cidade ao papel

Autores

  • Fernanda Guimarães Goulart Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alice de Oliveira Viana Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6450

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa A cidade e sua lírica geometria decorativa que visa a promover, através de um viés experimental e transdisciplinar, uma singular interação entre os campos da Arquitetura, das Artes Visuais e do Design Gráfico, tendo como ponto de partida os processos gráficos e de criação mobilizados pela confecção de material gráfico interativo, uma caixa que contém uma diversidade de objetos e impressos que traduzem criativamente elementos da arquitetura popular Art Déco de Belo Horizonte. Tomando como conceito operador principal a noção de "memória gráfica", aposta-se que ela seja capaz de iluminar criticamente os objetos concernentes à Arquitetura e ao Urbanismo, na medida em que diz respeito à salvaguarda, a partir das imagens, de materialidades, traços identitários e técnicas que estão desaparecendo da cidade.  Objetiva-se, ainda, a partir dos vieses pragmático-experimental e teórico-crítico, fazer da obra um objeto gerador de perguntas e reflexões sobre os desdobramentos histórico-críticos para o modernismo e a identidade cultural brasileiros tangíveis ao estilo Art Déco em suas manifestações ditas populares; a presença do ornamento no espaço urbano; o modo com que os artistas e designers trabalham a memória das cidades; a prática do livro de artista como possível lugar de salvaguarda e transcriação da memória urbana.

Biografia do Autor

Fernanda Guimarães Goulart , Universidade Federal de Minas Gerais

Artista, professora e designer. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pela mesma instituição graduou-se em Artes Visuais/Gravura (2003), fez mestrado em Comunicação Social (2005) e é professora Adjunta do Departamento de Desenho, na área de Artes Gráficas. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Artes Gráficas, Artes Visuais e História do Arquitetura com ênfase em artes gráficas e arte ornamental, atuando principalmente nas seguintes linguagens e temas: artes gráficas, gravura, publicações de artista, vídeo, performance, instalação, fotografia, arte relacional, memória gráfica, ornamento, design gráfico, arquitetura popular, Art Déco, serralheria artística.

Alice de Oliveira Viana , Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Arquiteta e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Teoria e História das Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta  da UDESC, atua no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UDESC),  atualmente coordenadora (gestão 2020-2022). Atua nas áreas de história e teoria da arte e da arquitetura, com foco nos seguintes temas: historiografia; artes decorativas e arquitetura; o ornamento nos seus variados discursos, suas múltiplas temporalidades e modos de expressão.

Downloads

Publicado

05/07/2022

Como Citar

Guimarães Goulart, F., & Viana, A. (2022). A cidade e sua lírica geometria decorativa: patrimônio gráfico e popular, da cidade ao papel . Pensamentos Em Design, 2(1), 77–90. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6450

Edição

Seção

Dossiê temático