A cidade e sua lírica geometria decorativa: patrimônio gráfico e popular, da cidade ao papel

Autori

  • Fernanda Guimarães Goulart Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alice Viana Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6450

Abstract

Este artigo apresenta a pesquisa A cidade e sua lírica geometria decorativa que visa a promover, através de um viés experimental e transdisciplinar, uma singular interação entre os campos da Arquitetura, das Artes Visuais e do Design Gráfico, tendo como ponto de partida os processos gráficos e de criação mobilizados pela confecção de material gráfico interativo, uma caixa que contém uma diversidade de objetos e impressos que traduzem criativamente elementos da arquitetura popular Art Déco de Belo Horizonte. Tomando como conceito operador principal a noção de "memória gráfica", aposta-se que ela seja capaz de iluminar criticamente os objetos concernentes à Arquitetura e ao Urbanismo, na medida em que diz respeito à salvaguarda, a partir das imagens, de materialidades, traços identitários e técnicas que estão desaparecendo da cidade.  Objetiva-se, ainda, a partir dos vieses pragmático-experimental e teórico-crítico, fazer da obra um objeto gerador de perguntas e reflexões sobre os desdobramentos histórico-críticos para o modernismo e a identidade cultural brasileiros tangíveis ao estilo Art Déco em suas manifestações ditas populares; a presença do ornamento no espaço urbano; o modo com que os artistas e designers trabalham a memória das cidades; a prática do livro de artista como possível lugar de salvaguarda e transcriação da memória urbana.

Biografie autore

Fernanda Guimarães Goulart, Universidade Federal de Minas Gerais

Artista, professora e designer. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pela mesma instituição graduou-se em Artes Visuais/Gravura (2003), fez mestrado em Comunicação Social (2005) e é professora Adjunta do Departamento de Desenho, na área de Artes Gráficas. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Artes Gráficas, Artes Visuais e História do Arquitetura com ênfase em artes gráficas e arte ornamental, atuando principalmente nas seguintes linguagens e temas: artes gráficas, gravura, publicações de artista, vídeo, performance, instalação, fotografia, arte relacional, memória gráfica, ornamento, design gráfico, arquitetura popular, Art Déco, serralheria artística.

Alice Viana, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Arquiteta e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Teoria e História das Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta  da UDESC, atua no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UDESC),  atualmente coordenadora (gestão 2020-2022). Atua nas áreas de história e teoria da arte e da arquitetura, com foco nos seguintes temas: historiografia; artes decorativas e arquitetura; o ornamento nos seus variados discursos, suas múltiplas temporalidades e modos de expressão.

Pubblicato

2022-07-05

Come citare

Guimarães Goulart, F., & Viana, A. (2022). A cidade e sua lírica geometria decorativa: patrimônio gráfico e popular, da cidade ao papel . Pensamentos Em Design, 2(1), 77–90. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6450

Fascicolo

Sezione

Dossiê temático