“Cem anos de vinte e dois”: uma proposta de identidade nacional brasileira

Autores

  • Amanda Paccanaro Marino Universidade Federal de Pelotas (UFPel) https://orcid.org/0009-0006-1740-322X
  • Patricia Lopes Damasceno Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8673

Palavras-chave:

identidade visual, marca, design brasileiro

Resumo

O presente artigo tem como finalidade relatar o processo de desenvolvimento de um evento e a elaboração da sua identidade visual, objetivando compartilhar essa experiência e refletir sobre o processo tanto sob a perspectiva científica quanto prática. Esse evento constituiu a 3° Semana Acadêmica de Design da UFPel, realizada no segundo semestre de 2022, e teve como tema o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, ação que forneceu o contexto para estruturação do acontecimento e os elementos para direção de criação do mesmo, o qual foi intitulado “cem anos de vinte e dois: o futuro do moderno”. Para a execução dessa proposta, utilizou-se de pesquisa bibliográfica que recuperou as concepções de Rafael Cardoso (2022), sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, e algumas noções sobre identidade por Stuart Hall (2003). Além disso, a pesquisa documental deu suporte à investigação especialmente no referencial visual e estético da “Semana de 22”, bem como na análise de outros acontecimentos em homenagem ao centenário. Foi utilizada também, de forma adaptada, a metodologia projetual de Alina Wheeler (2008). Ao final, compreende-se a identidade nacional brasileira plural e miscigenada, assim como, a importância da pesquisa e do método de projeto como processo para criação de uma identidade visual. 

Biografia do Autor

Amanda Paccanaro Marino, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduanda em design gráfico pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como bolsista de pesquisa PIBIC CNPq (2020-21), de extensão UFPel (2022) e atualmente é vinculada ao Programa de Ensino Tutorial pelo Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (PET GAPE) UFPel; como voluntária atuou nos projetos Lugares Livros (2019-20), Designeria Empresa Júnior de design da UFPel (2020-22) e na coordenação do Centro Acadêmico de Design da UFPel. Tem interesse de pesquisa nos Estudos Culturais e em design vernacular.

Patricia Lopes Damasceno , Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Comunicação e mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018 - 2012, respectivamente), atualmente atua como professora na Universidade Federal de Pelotas nos cursos de Design. Graduou-se em Design Gráfico pela UFPel (2009) e em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (2008). Possui especialização em Comunicação Integrada de Marketing pela FATEC-SENAC/RS. Tem experiência na área de Comunicação (CAPES), com ênfase em Comunicação Visual nos seguintes temas: prática profissional em design, identidade visual, fundamentos do design, planejamento gráfico e redes sociais.

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Publicado

03/05/2024

Como Citar

PACCANARO MARINO, Amanda; LOPES DAMASCENO , Patricia. “Cem anos de vinte e dois”: uma proposta de identidade nacional brasileira. Pensamentos em Design, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 186–210, 2024. DOI: 10.36704/pendes.v3i2.8673. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/pensemdes/article/view/8673. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Projeto de Design