“Cem anos de vinte e dois”: uma proposta de identidade nacional brasileira
DOI:
https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8673Palavras-chave:
identidade visual, marca, design brasileiroResumo
O presente artigo tem como finalidade relatar o processo de desenvolvimento de um evento e a elaboração da sua identidade visual, objetivando compartilhar essa experiência e refletir sobre o processo tanto sob a perspectiva científica quanto prática. Esse evento constituiu a 3° Semana Acadêmica de Design da UFPel, realizada no segundo semestre de 2022, e teve como tema o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, ação que forneceu o contexto para estruturação do acontecimento e os elementos para direção de criação do mesmo, o qual foi intitulado “cem anos de vinte e dois: o futuro do moderno”. Para a execução dessa proposta, utilizou-se de pesquisa bibliográfica que recuperou as concepções de Rafael Cardoso (2022), sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, e algumas noções sobre identidade por Stuart Hall (2003). Além disso, a pesquisa documental deu suporte à investigação especialmente no referencial visual e estético da “Semana de 22”, bem como na análise de outros acontecimentos em homenagem ao centenário. Foi utilizada também, de forma adaptada, a metodologia projetual de Alina Wheeler (2008). Ao final, compreende-se a identidade nacional brasileira plural e miscigenada, assim como, a importância da pesquisa e do método de projeto como processo para criação de uma identidade visual.
Referências
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Tipografia. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Café da Manhã, Folha de S.Paulo e Spotify. Os mitos sobre a Semana de 1922, cem anos depois. Entrevistado: Rafael Cardoso. Entrevistadores: Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian. 11 de fev. de 2022. Disponível em: https:// open.spotify.com/episode/5Mv6yPvM - 2DxtuHBj5KkMgI?si=uvRPmHc8SJGBjUjXzekWtA. Acesso em: 12 de abr. de 2022.
CARVALHO, Leandro. Greves operárias na Primeira República. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/greves-operarias-na-primeira-republica.htm. Acesso em: 7 abr. 2023.
DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HALL, Stuart. A questão multicultural. In: HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. Parte 1, Cap. 2. p. 51-101. Organização de Liv Sovik.
HALL, Stuart. O problema da ideologia: o marxismo sem garantias. In: HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p. 265-294. Organização de Liv Sovik.
KAIZER, Felipe. Aloisio Magalhães e o problema do design nacional. 2021. Em revistarecorte.com.br. Disponível em: https://revistarecorte.com.br/artigos/aloisio-magalhaes-e-o-problema-do-design-nacional/. Acesso em: 07 abr. 2023.
LIMA, Ana Beatriz de Moraes; SANTOS, Ana Carolina Ferreira de Oliveira; SANTOS, Bruna de Souza; LIMA, Ericles Pereira Soares de. "Brasil, ame-o ou deixe-o": uma análise das condições de produção. Revista Ao Pé da Letra, Recife, v. 22, n. 3, p. 77-91, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/issue/viewIssue/3145/apl22.2pdf. Acesso em: 08 abr. 2023.
LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. Tradução de André Stolarski. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
LUPTON, Ellen. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008. 246 p. Tradução Cristian Borges. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5614732/mod_resource/content/6/LUPTON_ELLEN_NovosFundamentos.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023.
FERNANDES, Guilherme Rabelo. FORMAÇÃO DE UMA GERAÇÃO DE CRÍTICOS: REVISTA CLIMA (1941-44). 2019. Disponível em: https://blog.bbm.usp.br/2019/formacao-de-uma-geracao-de-criticos-revista-clima-1941-44/. Acesso em: 08 abr. 2023.
GOMES, Filho, João. Gestalt do Objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2003.
PONTES, Heloísa. Destinos Mistos: os Críticos do Grupo Clima em São Paulo (1940 — 1968). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
OLIVEIRA, Thierry; BARBOSA, Thuani. Os 100 Anos da Semana de Arte Moderna. 2022. Disponível em: https://www.faac.unesp.br/#!/noticia/2133/os-100-anos-da-semana-de-arte-moderna. Acesso em: 07 abr. 2023.
SILVA, Daniel Neves. Independência do Brasil. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/independencia-brasil.htm. Acesso em: 7 abr. 2023.
SOUSA, Rainer Gonçalves. Tenentismo. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/tenentismo.htm. Acesso em: 07 abr. de 2023.
SILVA, Daniel Neves. República Velha. 2018. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/republica-oligarquica.htm. Acesso em: 7 abr. 2023.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 3. Porto Alegre, Bookman, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensamentos em Design
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Pensamentos em Design concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.