“Cem anos de vinte e dois”: uma proposta de identidade nacional brasileira

Autores/as

  • Amanda Paccanaro Marino Universidade Federal de Pelotas (UFPel) https://orcid.org/0009-0006-1740-322X
  • Patricia Lopes Damasceno Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8673

Palabras clave:

identidade visual, marca, design brasileiro

Resumen

O presente artigo tem como finalidade relatar o processo de desenvolvimento de um evento e a elaboração da sua identidade visual, objetivando compartilhar essa experiência e refletir sobre o processo tanto sob a perspectiva científica quanto prática. Esse evento constituiu a 3° Semana Acadêmica de Design da UFPel, realizada no segundo semestre de 2022, e teve como tema o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, ação que forneceu o contexto para estruturação do acontecimento e os elementos para direção de criação do mesmo, o qual foi intitulado “cem anos de vinte e dois: o futuro do moderno”. Para a execução dessa proposta, utilizou-se de pesquisa bibliográfica que recuperou as concepções de Rafael Cardoso (2022), sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, e algumas noções sobre identidade por Stuart Hall (2003). Além disso, a pesquisa documental deu suporte à investigação especialmente no referencial visual e estético da “Semana de 22”, bem como na análise de outros acontecimentos em homenagem ao centenário. Foi utilizada também, de forma adaptada, a metodologia projetual de Alina Wheeler (2008). Ao final, compreende-se a identidade nacional brasileira plural e miscigenada, assim como, a importância da pesquisa e do método de projeto como processo para criação de uma identidade visual. 

Biografía del autor/a

Amanda Paccanaro Marino, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduanda em design gráfico pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como bolsista de pesquisa PIBIC CNPq (2020-21), de extensão UFPel (2022) e atualmente é vinculada ao Programa de Ensino Tutorial pelo Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (PET GAPE) UFPel; como voluntária atuou nos projetos Lugares Livros (2019-20), Designeria Empresa Júnior de design da UFPel (2020-22) e na coordenação do Centro Acadêmico de Design da UFPel. Tem interesse de pesquisa nos Estudos Culturais e em design vernacular.

Patricia Lopes Damasceno , Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Comunicação e mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018 - 2012, respectivamente), atualmente atua como professora na Universidade Federal de Pelotas nos cursos de Design. Graduou-se em Design Gráfico pela UFPel (2009) e em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (2008). Possui especialização em Comunicação Integrada de Marketing pela FATEC-SENAC/RS. Tem experiência na área de Comunicação (CAPES), com ênfase em Comunicação Visual nos seguintes temas: prática profissional em design, identidade visual, fundamentos do design, planejamento gráfico e redes sociais.

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Publicado

2024-05-03

Cómo citar

PACCANARO MARINO, Amanda; LOPES DAMASCENO , Patricia. “Cem anos de vinte e dois”: uma proposta de identidade nacional brasileira. Pensamentos em Design, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 186–210, 2024. DOI: 10.36704/pendes.v3i2.8673. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/pensemdes/article/view/8673. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Projeto de Design