Breve estudo avaliativo das madeiras maranhenses para a fabricação de baixo elétrico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8183

Keywords:

Madeiras ressonantes, instrumentos musicais, baixo elétrico, design de produto, análise comparativa

Abstract

Os instrumentos musicais são coadjuvantes no marco histórico-social da evolução humana, presentes nas diversas culturais e atualmente usados para as mais variadas finalidades. As descobertas tecnológicas também surtiram efeitos na linha evolutiva do contrabaixo, cuja morfologia outrora acústica deu lugar à simplificação produtiva trazida pela amplificação elétrica. A madeira, ainda como matéria-prima base para o fabrico desses instrumentos, sofre influência dessa maneira de projetar, o que afeta na escolha assertiva na composição do produto. Observando o potencial do que é comercializado e produzido no Maranhão, este artigo traz a comparação das espécies usadas neste estado com as utilizadas pelos maiores fabricantes mundiais de baixo elétrico, por meio das propriedades tecnológicas. Os cruzamentos de dados dos gráficos gerados propuseram a possibilidade de 16 das 21 madeiras locais estarem aptas para aplicação, tanto no corpo quanto no braço e escala do instrumento.

Author Biographies

David Guilhon, Universidade Estadual de São Paulo

Desenhista industrial (UFMA), Mestre em Design (UFMA), doutorando em Design (UNESP-Bauru). Musicista autodidata desde 1994. Designer da Boomerang Store e pesquisador das seguintes áreas: Design para instrumentos musicais, Design para a sustentabilidade, Design e religião e Produção gráfica digital.

Olímpio José Pinheiro, Universidade Estadual de São Paulo

Bacharel em Artes Plásticas (ECA-USP), Mestre e Doutor em Sociologia da Arte (FFLCH-USP), estágio de pós-doutorado em História e Teoria da Arte (Centre de Histoire et Theorie de l'Art - École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris) e estágio de pós-doutorado em Azulejaria na Arquitetura Colonial Luso-brasileira (Faculdade de Belas Artes - Universidade de Lisboa). É professor da graduação (Artes Visuais e Design) e pós-graduação (Design), ambos da FAAC-UNESP-Bauru.

Helton de Jesus Costa Leite Bezerra, Universidade Ceuma

Desenhista industrial (UFMA), Mestre em Engenharia de Materiais (IFMA), doutorando em Design (Universidade de Lisboa). É professor da Universidade CEUMA nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design Bacharelado. Membro Colaborador no Grupo de Pesquisa Inovação e Sustentabilidade e no de Produção e Sustentabilidade. Coordenador do Projeto FIBO Inovação Tecnológica.

References

ANANICH, Owen. Pioneers of the extended-range electric bass. 158f. Dissertação (Mestrado em Música) – College of Visual and Performing Arts. Belmont University. Nashville, 2021.

ANDRADE, M. Pequena história da música. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

ARAMAKI, M.; BRANCHERIAU, H. B. L.; YSTAD, R. K. M. S. Sound quality assessment of wood for xylophone bars. Journal of Acoustical Society of America. 121 (4). 2007. p. 2407-2420. Disponível em: http://kronland.fr/wp-content/uploads/2016/08/jasa_Xylophone.pdf. Acesso em: 18 jun. 2018.

ASHBY, M. F.; JOHNSON, K. Materials and design: the art and science of material selection in product design. Amsterdam: Elsevier/Butterworth-Heinemann, 2010

BENNETT, B. C.; The Sound of Trees: Wood Selection in Guitars and Other Chordophones. Economic Botany, XX(X). New York: 2016. p. 1-15. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12231-016-9336-0. Acesso em: 19.jun.2018.

BRÉMAUD, I.; CABROLIER, P.; MINATO, K.; GÉRARD, J.; THIBAUT, B. Vibrational properties of tropical woods with historical uses in musical instruments. ESWM Conference Wood Science for the preservation of cultural heritage, 2008, Braga. In: Proceedings e Report, 68. Braga: ESWM, 2008. 1 CD-ROM. Disponível em: https://www.torrossa.com/en/resources/an/2443364# Acesso em: 19 jun. 2018

BREWER, Roy C. The Appearance of the Electric Bass Guitar: A Rockabilly Perspective. Popular Music and Society, Popular Music and Society 26:3, 351-366, 2003. DOI: 10.1080/0300776032000116996

BUCUR, Voichita. Handbook of materials for string musical instruments. Springer International Publishing, Switzerland, 2016.

BÜRDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. trad. Freddy Van Camp. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

COSTA, J. A. Classificação de madeiras da Amazônia para composição de instrumento musical de corda através da técnica de excitação por impulso. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/5649/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Joelma%20A.%20Costa.pdf. Acesso em: 25 mai. 2018.

DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blücher, 2002.

EPIPHONE. Bass. Epiphone, 2023. Disponível em: https://www.epiphone.com/en-US/Collection/bass. Acesso em: 21 mar. 2023.

ERREDE, Steve. The history of the development of electric stringed musical instruments. UIUC Physics 193/406. Physics of Music/Musical Instruments. Illinois, 2000.

FENDER. Contrabaixos. Fender, 2023. Disponível em: <https://www.fender.com.br/baixos>. Acessado em: 21 mar. 2023.

FLORES, A. L. Análise de diferentes madeiras brasileiras em substituição às espécies tradicionais no violão clássico. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: http://www.pipe.ufpr.br/portal/defesas/dissertacao/295.pdf. Acesso em: 25 mai. 2018.

GIBSON. Original. Gibson, 2023. Disponível em: <https://www.gibson.com/en-US/Collection/bass>. Acesso em: 21 mar. 2023.

GUILHON, David; BEZERRA, Helton de Jesus Costa Leite; LOURENÇO, Anna Karen Lima; PINHEIRO, Olímpio José. Brief Physical-Mechanical Characterization of Wood from Maranhão for the Manufacture of Xylophone Bars. In: Raposo, D., Neves, J., Silva, R., Correia Castilho, L., Dias, R. (eds). Advances in design, music and arts II. EIMAD 2022. Springer Series in Design and Innovation, vol 25. Springer, 2023. Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-09659-4_38

GUILHON, David; GUIMARÃES, Karoline de Lourdes Monteiro; LOURENÇO, Anna Karen Lima. Avaliação das propriedades tecnológicas das madeiras maranhenses voltadas para a fabricação de violões. Estudos em Design (online), Rio de Janeiro. p.27. v. 29. n.2. 2021.

GUILHON, David; RIBEIRO, Naiara Regina Sousa; PINHEIRO, Olímpio José; BEZERRA, Helton de Jesus Costa Leite. Avaliação das propriedades tecnológicas das madeiras maranhenses para arcos de violino. p. 191-200. In: Anais da III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2022. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2022-25

HOFNER. Baixos. Hofner, 2023. Disponível em: https://www.hofner.com/en/shop/category/4-474. Acesso em: 21 mar. 2023.

IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Consultas Online - Informações sobre Madeiras. Disponível em: https://www.ipt.br/consultas_online/informacoes_sobre_madeira/busca. Acesso em: 22 mar. 2023.

KÚDELA, J.; KUNŠTÁR, M. Physical-acoustical characteristics of maple wood with wavy structure. Annals of Warsaw University of Life Sciences – SGGW. Forestry and Wood Technology. No 75, 2011: p 12-188. Disponível em: http://annals-wuls.sggw.pl/files/files/fwt/fwt2011no75art02.pdf. Acesso em: 30.mai.2018.

LLANOS, Carlos Fernando Elias. Violão e identidade nacional: a “moral” do instrumento. Revista Tulha, Ribeirão Preto. v. 2, n. 2, p. 227–250, jul.–dez. 2016.

MEIER, Eric. The wood database. Abril, 2007. Disponível em: https://www.wood-database.com/. Acesso em: 21 mar..2023.

NAHUZ, M. A. R.; MIRANDA, M. J. A. C.; IELO, P. K. Y.; PIGOZZO, R. J. B.; YOJO, T. Catálogo de madeiras brasileiras para a construção civil. São Paulo: IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.ipt.br/download.php?filename=980-Catalogo_de_Madeiras_Brasileiras_para_a_Construcao_Civil.PDF. Acesso em: 15.mai.2018.

NCUBE, E.; MASILINGA, P. Prospective Zambian tonewoods for dreadnought acoustic guitar. International Wood Products Journal, v 8, n 4, 2017. p. 216-226. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/20426445.2017.1391964. Acesso em: 11 mai. 2018.

PORTELA, M. S. Estudo das propriedades acústicas da madeira amazônica Marupá para tampo de violão. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/132450/332924.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16.mai.2018.

RICKENBACKER. Compare Models - Basses. Rickenbacker, 2023. Disponível em: http://www.rickenbacker.com/model_compare.asp?model_type=Bass. Acessado em: 21 mar. 2023.

SOARES, M. A. Produção de um violão clássico em madeira de Teca (Tecnota grandis). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Curso de Engenharia Industrial Madeireira. Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/142904/000867439.pdf?sequence=1. Acesso em: 27 mai. 2018.

SPROßMANN, R.; ZAUER, M.; WAGENFÜHR, A. Characterization of acoustic and mechanical properties of common tropical woods used in classical guitars. Results in Physics, v. 7. p. 1737–1742. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316873645_Characterization_of_acoustic_and_mechanical_properties_of_common_tropical_woods_used_in_classical_guitars. Acesso em: 14.mai.2018.

STRINBERG. 2023 Catalog. Strinberg, 2023. Disponível em: <http://www.strinberg.com/downloads/Strinberg-2023-Complete-Catalog.pdf>. Acessado em: 21.mar.2023.

TAGIMA. Catálogo 2023. Tagima, 2023. http://tagima.com.br/CatalogoDigitalTagima2023.pdf. Acessado em: 21 mar. 2023.

TUTMARC, Bud. The TRUE FACTS on the Invention of the Electric Guitar AND Electric Bass. 2022. Acessado em: https://tutmarc.tripod.com/paultutmarc.html. Disponível em: 14 mar. 2023.

VASCONCELLOS, F. J.; FREITAS, J. A.; LIMA, V. M.O. C.; MONTEIRO, L. V.; PEREIRA, S. J. Madeiras Tropicais de Uso Industrial no Maranhão: características tecnológicas. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Manaus, 2001. 96 p.

WEGST, U. G. K. Wood for sound. American Journal of Botany 93(10). 1439–1448. 2006. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.3732/ajb.93.10.1439. Acesso em: 10.mai.2018.

YOSHIKAWA, S.; SHINODUKA, M.; SENDA, T. A comparison of string instruments based on wood properties: Biwa vs. cello. Acoustical Science and Technology, 29, 1. Japan, 2008. Disponível em: https://www.jstage.jst.go.jp/article/ast/29/1/29_1_41/_pdf/-char/en. Acesso em: 12 mai. 2018.

Published

2024-05-03

How to Cite

Guilhon, D., Pinheiro, O. J., & Costa Leite Bezerra, H. de J. (2024). Breve estudo avaliativo das madeiras maranhenses para a fabricação de baixo elétrico. Pensamentos Em Design, 3(2), 150–166. https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8183

Issue

Section

Dossiê temático