Grupo de Pesquisa Design & Representações Sociais: o design como processo social
DOI:
https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i2.6804Resumen
Sendo entendido como um processo social, o design faz parte de processos muito além daqueles considerados como produção de artefatos ou solução de problemas. Nossas predileções e modos de vida são constantemente permeados por escolhas de design que interferem em nossa percepção do mundo. Assim consideramos nossa atuação também como promotora de transformações sociais, seja pensando na inclusão social, na divulgação científica ou nos processos educacionais. O artigo apresenta a atuação do Grupo de Pesquisa Design & Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Design da UEMG, indicando como nosso trabalho reflete e espelha, por meio do design, conceitos e visões de mundo e busca contribuir para mudanças sociais.
Citas
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1999.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1999.
FERRARA, Lucrécia D’Aléssio. Do desenho ao design: um percurso semiótico? Revista Galáxia n. 7, abril 2004. p. 49-58.
GUPTA, Akhil; FERGUSON, James. Mais além da “cultura”: espaço, identidade e política da diferença. In: ARANTES, Antonio A. (Org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000. p. 30-50.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MOURA, Mônica. Ensino e design no contemporâneo: dúvidas, desafios, expressões e discursos. In: Ensaios em Design: ensino e produção de conhecimento. Bauru: Canal 6, 2011. P.82-113.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.
SUDJIC, Deyan. A Linguagem das coisas. São Paulo: Intrínseca, 2010.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes, 2002.
VERGANTI, Roberto. Design-driven innovattion: Mudando as regras da competição: A inovação radical do significado de produtos. São Paulo: Canal Certo, 2012.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Pensamentos em Design
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam na Revista Pensamentos em Design concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Aceptado 2022-11-07
Publicado 2022-12-31