Por uma definição satisfatória a partir de um conjunto de definições potenciais: uma análise dos arquivos online da World Design Organization

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.7240

Palabras clave:

World Design Organization, história do design, pós-estruturalismo, definições de design, arquivos da internet

Resumen

O presente trabalho toma como objeto de análise as definições de design elaboradas pela World Design Organization (WDO), anteriormente International Council Societies of Industrial Design (ICSID). Tal organização não governamental propunha, desde 1957, uma agenda internacional para a disciplina do design — empreitada esta que, discursivamente, aparece cristalizada nas definições que a organização emprega. O objetivo deste estudo é traçar um esboço genealógico acerca das transformações discursivas do design da segunda metade do século XX aos anos 2010. Apresentamos alguns dos debates já publicados em torno do ICSID/WDO, e delimitamos a abordagem metodológica com uma perspectiva genealógica, possibilitada por meio do procedimento de recuperação de páginas arquivadas na internet. Na sequência, procuramos apresentar os principais marcos teóricos que levaram o ICSID/WDO a redefinir o design: lançamos mão de uma narrativa acerca da formação do design ao longo do século XX, trazendo as interferências de personagens como Herbert Simon para contextualizar e assinalar os efeitos da incongruência discursiva entre as definições elencadas. Como resultado, observamos um direcionamento a uma definição de “design integrado” que dilui, estrategicamente, as especificidades do campo.

Biografía del autor/a

Marcos Namba Beccari, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação pela USP, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná, PPGDesign, UFPR. Publicou e organizou mais de uma dezena de livros, dentre os quais se destacam: Das coisas ao redor: discurso e visualidade a partir de Foucault (Edições 70, 2020), Sobre-posições: ensaios sobre a insinuação pictórica (Áspide, 2019), e Articulações Simbólicas: uma nova filosofia do design (2ab, 2016). Influenciado principalmente por Nietzsche, Foucault e Paul B. Preciado, dedica-se ao ensino e à pesquisa em políticas de visualidade, estudos do discurso e estudos crítico-filosóficos em design.

Bolívar Teston de Escobar, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Teoria e História do Design no PPGDesign da UFPR. Possui mestrado em Design de Sistemas da Informação (2017) e é Bacharel em Design Gráfico pela mesma instituição (2013). Atualmente é integrante do Núcleo De Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas UFSC (CNPq), pesquisando principalmente temas relacionados a design gráfico, HCI, história do design e tecnologia.

Maurício Perin Neves da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Teoria e História do Design pelo PPGDesign da UFPR (2020) e é Bacharel em Design Gráfico pela mesma instituição (2012). Professor auxiliar dos cursos superiores de Jogos Digitais e Design da PUCPR. Atua como Produtor do time de desenvolvimento do Centro de Realidade Estendida PUCPR.

Citas

ARCHER, Bruce. Design as a Discipline. Design Studies, v. 1, n. 1, p. 17-20, 1979.

ARCHER, Bruce. Systematic method for designers. London: The Design Council, 1965.

ARCHER, Bruce. Whatever Became of Design Methodology. Design Studies, v. 1, n. 1, p. 17-18, 1979.

BERUBÉ, Allan. Coming out under fire: The History of Gay Man and Woman in World War Two. New York: The Free Press, 1990.

BOLAND Jr., Richard.; COLLOPY, Fred (eds.). Managing as Designing. Stanford: Stanford Business Books, 2004.

BRÜGGER, Niels. Website History and the Website as an Object of Study. New Media & Society, v. 11, n. 1-2, p. 115-132, 2009.

BUCHANAN, Richard. Design, Making, and a New Culture of Inquiry. In: RESNICK, Daniel; SCOTT, David (eds.). The Innovative University. Pittsburgh: Carnegie Mellon University, 2004.

CALVERA, Anna. Local, Regional, National, Global and Feedback: Several Issues to Be Faced with Constructing Regional Narratives. Journal of Design History, v. 18, n. 4, p. 371-383, 2005.

CERVANTES, Miguel de. Don Quixote. Trad. Ernani Ssó. São Paulo: Penguin Classics, Vol. II. 2012 [1328].

CLARKE, J. Alison. Design for Development, ICSID and UNIDO: The Anthropological Turn in 1970s Design. Journal of Design History, v. 29, n. 1, p. 43-57, 2015.

COLOMINA, Beatriz. Domesticity at war. Cambridge: The MIT Press, 2007.

CROSS, Nigel (ed.). Developments in design methodology. New York: John Wiley & Sons, 1984.

CROSS, Nige. Designerly Ways of Knowing. Design Studies, v. 3, n. 4, p. 221-227, 1982.

CROSS, Nigel; NAUGHTON, John; WALKER, David. Design Method and Scientific Method. Design Studies, v. 2, n. 4, p. 195-201, 1981.

DENZER, Anthony; AIN, Gregory. The modern home as social commentary. New York: Rizzoli, 2008.

FOUCAULT, Michel. The order of things: An Archaeology of the Human Sciences. London: Routledge Classics, 2002.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: Aula Inaugural no Collège de France, Pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 1996.

GIRALT-MIRACLE, Daniel. ICSID 1971 Ibiza. D'art, p. 121-127, 1972.

GREGORY, Sydney. Design and the design method. Boston: Springer, 1966.

HERBERG, William. Protestant, catholic, jew: an essay in american religious sociology. Chicago: The University of Chicago Press, 1955.

HOCKX-YU, Helen. Access and scholarly use of web archives. Alexandria, v. 25, n. 1-2, p. 113-127, 2014.

HUPPATZ, Daniel. J. Revisiting Herbert Simon's “Science of Design”. Design Issues, 31(2), p. 29-40, 2015.

ICSID. About us. Archived December 16, 2014, accessed July 27, 2021. https://web.archive.org/web/20141216014823/http://www.icsid.org/about/about.htm

ICSID. Definition of Design. Archived June 11, 2003, accessed November 27, 2021. https://web.archive.org/web/20030609182850/http://www.icsid.org:80/.

JUNGIGER, Sabine; FAUST, Jürgen (eds.). Designing business and management. London, UK: Bloomsbury Academic, 2016.

KAISER, Felipe; CUNHA, Lucas de. Herbert Simon como teórico do design. Anais do 5º Simpósio de Pós-graduação em Design da ESDI. Rio de Janeiro: ESDI/UERJ, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spgd_2019/220672-HERBERT-SIMON-COMO-TEORICO-DO-DESIGN. Acesso em: 25 fev. 2022.

KOOMEN, Cees-Jan. The basic design cycle. In: KOOMEN, Cees-Jan (ed.). The design of communicating systems: a system engineering approach. New York: Springer, 1991, p. 3-10.

KRIPPENDORF, Klaus. The semantic turn: a new foundation for design. New York: Taylor & Francis, 2006.

LINDENGER, Herbert. Ulm Design: the morality of objects. Cambridge: The MIT Press, 1991.

LOOS, Adolf. Ornament and crime. London: Penguin Books, 2019.

MARGOLIN, Victor. From the History of Decorative Arts to the History of Design: Some Problems of Documentation. Art Libraries Journal, v. 10, n. 4, p. 24-36, 1985.

MARGOLIN, Victor. The politics of the artificial: essays on design and design studies. Chicago: The University of Chicago Press, 2002.

MCLOUGHLIN, Marie. “The Textile Student Needs Little Giotto, (or a Little will go a Long Way)” (Pevsner. Nov 1968): The 1970 Coldstream Report in Response to the Art School Unrest of 1968. Journal of Design History, v. 32, n. 2, p. 170-187, 2019.

MESSELL, Tania. Globalization and Design Institutionalization: ICSID’s XIth Congress and the Formation of ALADI, 1979. Journal of Design History, v. 32, n. 1, p. 88-104, 2019.

MOODY, Stanley. The Role of Industrial Design in Technological Innovation. Design Studies, v. 1, n. 6, p. 329-339, 1980.

MORRIS, William. The Collected Works of William Morris — Vol. 22: Hopes and Fears for Art; Lectures on Art and Industry. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

MUTHESIUS, Hermann. The Meaning of the Arts and Crafts (1907). In: BENTON, T.; BENTON, C.; SHARP, D. (eds.). Form and function: a source book for the history of architecture and design 1890–1939. London: Granada Publishing, 1980.

PEVSNER, Nikolaus. Pioneers of Modern Design: from William Morris to Walter Gropius. London: Palazzo, 2011.

PORTUGAL, Daniel B.; HAGGE, Wandyr. Subordinando o problema à interpretação: da abordagem informacional à hermenêutica nos estudos em design (com especial atenção aos anos 1973 e 1992). Estudos em Design, v. 31, n. 2, p. 109-122, 2023.

READ, Herbert. Arte e industria: Principios do Diseño Industrial. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 1961.

REID, Jonathan. The State of Industrial Design in Developing Countries 1978: A Report of the Pilot Mission to India, Pakistan, Egypt and Turkey. Geneva: UNIDO/ICSID, 1978.

RUSKIN, John. The stones of Venice — Vol. I: The Foundations. New York: Cosimo, 2007.

SEMPER, Gottfried. Escritos fundamentales de Gottfried Semper: El fuego y su protección. Barcelona: Fundación Arquia, 2014.

SIMON, Herbert. The sciences of the artificial. Cambridge: The MIT Press, 1996.

SCHÖN, A. Donald. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

SULLIVAN, Louis. Kindergarten chats and other writings. New York: Dover Publications, 1979.

THACKARA, John. Design after Modernism: Beyond the Object. London: Thames & Hudson, 1989.

THARP, M. Bruce; THARP, Stephanie M. Discursive design: critical, speculative, and alternative things. Cambridge: The MIT Press, 2018.

VAN DE VELDE, Henry. Hacia un nuevo estilo. Buenos Aires: Editorial Nueva Vision, 1959.

WDO. “Definition of Industrial Design.” Archived June 13, 2021a, accessed July 21, 2021. https://web.archive.org/web/20210411045659/https://wdo.org/about/definition/

WDO. “Industrial Design, Definition History.” Archived 13 June 2021b, accessed July 21, 2021. https://web.archive.org/web/20210613204542/https://wdo.org/about/definition/industrial-design-definition-history/.

WDO. “World Body of Industrial Design Reveals New Brand Identity,” last modified June 29, 2016. Archived November 16, 2016, accessed February 25, 2022. https://web.archive.org/web/20161111220032/http://www.icsid.org/press-release/world-body-of-industrial-design-reveals-new-brand-identity/.

WINDSOR, Alan. Peter Behrens: architect and designer. New York: Whitney Library of Design, 1981.

WOODHAM, M. Jonathan. Local, National and Global: Redrawing the Design Historical Map. Journal of Design History, v. 18, n. 3, p. 257–267, 2005.

WRIGHT, Frank Lloyd. Modern architecture: Being the Kahn Lectures for 1930. Oxford: Princeton University Press, 2008.

Publicado

2024-05-03

Cómo citar

Namba Beccari, M., Teston de Escobar, B., & Perin Neves da Silva, M. (2024). Por uma definição satisfatória a partir de um conjunto de definições potenciais: uma análise dos arquivos online da World Design Organization. Pensamentos Em Design, 3(2), 10–24. https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.7240

Número

Sección

Artigo Completo

Datos de los fondos

Recibido 2023-01-06
Aceptado 2023-12-10
Publicado 2024-05-03