As principais consequências sociais dos filtros de aparência do Instagram para as mulheres a partir de uma revisão integrativa de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8595

Palabras clave:

filtros, Instagram, mulheres, beleza

Resumen

Este artigo de revisão integrativa de literatura objetiva investigar as principais consequências sociais dos filtros de aparência do Instagram nas mulheres, ao analisar artigos encontrados nas seguintes bases de dados: Scopus; Scielo; Web of Science; Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD); Open Access Theses and Dissertations (OADT); Pubmed; Proquest Dissertations and Theses (PQDT); Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Portal de Teses Capes; e Google Acadêmico que apresentam estudos que enfatizam a relação do uso desses filtros com a busca por estereótipos branco, magro, jovem e rico, com interferências na autopercepção imagética das mulheres, nos comportamentos alimentares para o emagrecimento ou para o medo de ganhar peso e na realização irrestrita de procedimentos estéticos, ao identificar também a importância da educação midiática na interação das mulheres com as representações de “beleza” nas mídias sociais.

Biografía del autor/a

Larissa Buenaño Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), e graduada em Design com Habilitação em Projeto de Produto pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atuou como Professora Substituta do Curso de Design Habilitação em Projeto de Produto da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Ricardo Triska, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Expressão Gráfica, compõe o quadro de Docentes Permanentes do Programa de Pós-graduação em Design, níveis mestrado e doutorado, e do curso de Bacharelado em Design. Coordenador da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design junto à CAPES (2011-2014), reconduzido para o período 2014-2018. Conselheiro Titular do Conselho Técnico Científico de Ensino Superior / CAPES (2014-2018). No período de dez/2018 a nov/2019 atuou como Professor Visitante na School of Art + Design da Universidade de Illinois (University os Illinois at Urbana - Champaign). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da UFSC. Conselheiro Titular no Conselho do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) / UFSC e na Câmara de Pós-graduação da UFSC (Representando o CCE).

Grazielly Alessandra Baggenstoss, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Direito, Política e Sociedade (UFSC), Mestra em Direito, Estado e Sociedade (UFSC). Doutora em Psicologia, com ênfase em Psicologia Social Crítica: Subjetividades e Gênero. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina no Curso de Graduação em Direito, permanente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito (PPGPD). Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Direito e Gênero (CNPq/UFSC). Pesquisadora do Margens (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero) do Departamento de Psicologia da UFSC

Citas

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Publicado

2024-05-03

Cómo citar

BUENAÑO RIBEIRO, Larissa; TRISKA, Ricardo; ALESSANDRA BAGGENSTOSS, Grazielly. As principais consequências sociais dos filtros de aparência do Instagram para as mulheres a partir de uma revisão integrativa de literatura. Pensamentos em Design, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 45–59, 2024. DOI: 10.36704/pendes.v3i2.8595. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/pensemdes/article/view/8595. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê temático