Design, comunicação e semiótica: estudo das publicações sobre o tema na plataforma de periódicos da Capes
DOI:
https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8596Palavras-chave:
design, comunicação, semiótica, portal de periódicos CapesResumo
Este artigo aborda um estudo sobre o cenário das interações entre “design, comunicação, semiótica” no âmbito da publicação de artigos no portal de Periódicos da Capes e evidencia como a relação entre as áreas tem sido explorada pelos pesquisadores. O objetivo foi apresentar um panorama das pesquisas publicadas sobre o tema. O trabalho revela as associações entre a temática, as principais abordagens e os autores mais utilizados nas pesquisas. O banco de dados escolhido foi o portal de periódicos da Capes, com artigos publicados entre 2004 e 2022. A metodologia adotada foi a revisão sistemática de literatura (RSL). O resultado apontou uma variedade de áreas de estudos, com temas diversos e que não necessariamente abrangem o design, a comunicação e a semiótica simultaneamente. Indicou, ainda, que as áreas podem ser consideradas como transversais e aparecem em contextos diversos do pensamento científico.
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