Genética: um comparativo sobre os conhecimentos adquiridos no ensino médio e superior

Autores

  • Mateus Lavor Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • Renata Fernandes de Matos Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Conceitos, Ensino de Genética

Resumo

Introdução: Os conteúdos da ciência genética, apesar da relevância, têm sido muitas vezes abordados de forma superficial pelos professores.

Objetivo: Identificar os conhecimentos sobre genética adquiridos no ensino médio e superior.

   Métodos: A pesquisa utilizada foi do tipo mista, embasada nos métodos qualitativo e quantitativo. Foram entrevistados alunos de um curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Ceará. O público alvo foram os alunos do 1° semestre, os quais apresentavam conhecimentos sobre genética oriundos do ensino médio, e alunos do 5° semestre, apresentando estes conhecimentos adquiridos no ensino superior, uma vez que nessa instituição de ensino a disciplina de Genética é ministrada no 4° semestre. Os dados foram obtidos mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, analisado com os recursos do Microsoft® Word e Excel, sendo elaborados gráficos para facilitar a visualização dos resultados.

  Resultados: Identificou-se que os conhecimentos sobre genética se pronunciam de maneira diferenciada entre os diferentes níveis de ensino.

Conclusão: Os alunos que estudam genética no ensino médio apresentam um bom conhecimento sobre a área, levando para o ensino superior uma adequada bagagem quanto aos temas abordados.

Biografia do Autor

Mateus Lavor Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará, CE, Brasil.

Renata Fernandes de Matos, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará, CE, Brasil.

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Publicado

2022-07-24

Como Citar

Lavor Araújo, M., & Fernandes de Matos, R. (2022). Genética: um comparativo sobre os conhecimentos adquiridos no ensino médio e superior. Ciência ET Praxis, 13(26), 41–50. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/5512

Edição

Seção

ARTIGOS - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS