Genética: um comparativo sobre os conhecimentos adquiridos no ensino médio e superior
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Conceitos, Ensino de GenéticaResumo
Introdução: Os conteúdos da ciência genética, apesar da relevância, têm sido muitas vezes abordados de forma superficial pelos professores.
Objetivo: Identificar os conhecimentos sobre genética adquiridos no ensino médio e superior.
Métodos: A pesquisa utilizada foi do tipo mista, embasada nos métodos qualitativo e quantitativo. Foram entrevistados alunos de um curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Ceará. O público alvo foram os alunos do 1° semestre, os quais apresentavam conhecimentos sobre genética oriundos do ensino médio, e alunos do 5° semestre, apresentando estes conhecimentos adquiridos no ensino superior, uma vez que nessa instituição de ensino a disciplina de Genética é ministrada no 4° semestre. Os dados foram obtidos mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, analisado com os recursos do Microsoft® Word e Excel, sendo elaborados gráficos para facilitar a visualização dos resultados.
Resultados: Identificou-se que os conhecimentos sobre genética se pronunciam de maneira diferenciada entre os diferentes níveis de ensino.
Conclusão: Os alunos que estudam genética no ensino médio apresentam um bom conhecimento sobre a área, levando para o ensino superior uma adequada bagagem quanto aos temas abordados.
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