O uso da literatura infantil para a compreensão da dislexia pela criança disléxica

Autores

  • Sinelle Duarte Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Tatiana Maciel de Mello Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/cipraxis.v15i29.5917

Palavras-chave:

Dislexia. Literatura infantil. Professor.

Resumo

Introdução: A dislexia, um dos Transtornos Específicos da Aprendizagem, está relacionada diretamente às habilidades de leitura e escrita. O professor, convivendo diariamente com a criança disléxica, pode corroborar a fim de que a criança tenha um maior entendimento sobre esse transtorno.

Objetivo: O presente estudo pretende analisar livros infantis que contribuam para que a criança com dislexia compreenda sobre seu transtorno de aprendizagem.

Métodos: A partir de uma pesquisa documental discutimos o conceito de dislexia, segundo algumas óticas, abordando as problemáticas vinculadas ao disléxico em sala de aula. Na sequência, prosseguimos à análise de dois livros infantis disponibilizados para download no site da Associação Brasileira de Dislexia (ABD).

Resultados: Os resultados deste estudo mostraram que a partir de abordagens semelhantes sobre o mesmo tema, ambos os livros apresentam informações sobre a dislexia desde sua capa até as páginas finais.

Conclusão: Esses livros, quando trabalhados pelo professor com o aluno disléxico, poderão levar seu leitor a identificar a si próprio com as personagens e as experiências relatadas nos livros. Essa identificação com a leitura contribui, por conseguinte, para o conhecimento e a compreensão da dislexia pelo aluno disléxico.

Biografia do Autor

Sinelle Duarte, Universidade do Estado de Minas Gerais

Universidade do Estado de Minas Gerais, Passos, MG, Brasil.

Tatiana Maciel de Mello, Universidade do Estado de Minas Gerais

Universidade do Estado de Minas Gerais, Passos, MG, Brasil.

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Publicado

2022-08-28

Como Citar

Duarte, S., & Maciel de Mello, T. (2022). O uso da literatura infantil para a compreensão da dislexia pela criança disléxica. Ciência ET Praxis, 15(29), 08–21. https://doi.org/10.36704/cipraxis.v15i29.5917

Edição

Seção

ARTIGOS - EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES