O uso da literatura infantil para a compreensão da dislexia pela criança disléxica
DOI:
https://doi.org/10.36704/cipraxis.v15i29.5917Palavras-chave:
Dislexia. Literatura infantil. Professor.Resumo
Introdução: A dislexia, um dos Transtornos Específicos da Aprendizagem, está relacionada diretamente às habilidades de leitura e escrita. O professor, convivendo diariamente com a criança disléxica, pode corroborar a fim de que a criança tenha um maior entendimento sobre esse transtorno.
Objetivo: O presente estudo pretende analisar livros infantis que contribuam para que a criança com dislexia compreenda sobre seu transtorno de aprendizagem.
Métodos: A partir de uma pesquisa documental discutimos o conceito de dislexia, segundo algumas óticas, abordando as problemáticas vinculadas ao disléxico em sala de aula. Na sequência, prosseguimos à análise de dois livros infantis disponibilizados para download no site da Associação Brasileira de Dislexia (ABD).
Resultados: Os resultados deste estudo mostraram que a partir de abordagens semelhantes sobre o mesmo tema, ambos os livros apresentam informações sobre a dislexia desde sua capa até as páginas finais.
Conclusão: Esses livros, quando trabalhados pelo professor com o aluno disléxico, poderão levar seu leitor a identificar a si próprio com as personagens e as experiências relatadas nos livros. Essa identificação com a leitura contribui, por conseguinte, para o conhecimento e a compreensão da dislexia pelo aluno disléxico.
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