Percepção dos professores do Ensino Fundamental II sobre as dificuldades de aprendizado e desinteresse pela Matemática

Autores

  • Saulo Gonçalves Pereira Faculdade Patos de Minas
  • Kássia Rodrigues Caldas Faculdade Patos de Minas
  • Hugo Christiano Soares Melo Faculdade Patos de Minas

DOI:

https://doi.org/10.36704/cipraxis.v15i29.6459

Palavras-chave:

Transtornos específicos de aprendizagem; dificuldades; matemática; discalculia.

Resumo

Introdução: Conceitualmente dificuldade de aprendizado é a disfunção ou desordem nos processos de assimilação e são multicausais que impede o alcance pleno dos objetivos da aprendizagem.

Objetivo: Abordar e descrever a percepção dos professores de matemática do Ensino Fundamental II (EF II) sobre o conceito de “Dificuldades de Aprendizagem (DA)”, atrevés de um questionário, além de discutir sobre as diferenças entre Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEA) e DA, bem como discutir sobre o desinteresse destes estudantes pela disciplina de matemática e as possíveis soluções didáticas para melhoria dessa situação.

Métodos: Pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa com objetivo descritivo atrevés de aplicação de questionário semiestruturado há 31 professores da cidade de Patos de Minas – MG. A partir dos resultados dicutiu-se à luz da literatura (CAAE: 21396819.8.0000.8078, Parecer: 4562414).

Resultados: Os resultados demonstram que a partir das respostas dos professores existe uma falta de base teórica nos anos anteriores e e falta, ainda, apoio familiar ocasionando, deste modo, insucesso e desinteresse por parte dos alunos.

Conclusão: Conclui-se que o tema ainda precisa de mais discussões, além que de muitos dos professores confundem o que é TEA com DA, e que a matemática ainda é um tabu para os alunos

Biografia do Autor

Saulo Gonçalves Pereira, Faculdade Patos de Minas

Faculdade Patos de Minas, Patos de Minas, MG, Brasil.

Kássia Rodrigues Caldas , Faculdade Patos de Minas

Faculdade Patos de Minas, Patos de Minas, MG, Brasil.

Hugo Christiano Soares Melo, Faculdade Patos de Minas

Faculdade Patos de Minas, Patos de Minas, MG, Brasil.

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Publicado

2022-08-28

Como Citar

Gonçalves Pereira, S., Rodrigues Caldas , K., & Soares Melo, H. C. (2022). Percepção dos professores do Ensino Fundamental II sobre as dificuldades de aprendizado e desinteresse pela Matemática. Ciência ET Praxis, 15(29), 22–35. https://doi.org/10.36704/cipraxis.v15i29.6459

Edição

Seção

ARTIGOS - EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES