Percepção dos professores do Ensino Fundamental II sobre as dificuldades de aprendizado e desinteresse pela Matemática
DOI:
https://doi.org/10.36704/cipraxis.v15i29.6459Palavras-chave:
Transtornos específicos de aprendizagem; dificuldades; matemática; discalculia.Resumo
Introdução: Conceitualmente dificuldade de aprendizado é a disfunção ou desordem nos processos de assimilação e são multicausais que impede o alcance pleno dos objetivos da aprendizagem.
Objetivo: Abordar e descrever a percepção dos professores de matemática do Ensino Fundamental II (EF II) sobre o conceito de “Dificuldades de Aprendizagem (DA)”, atrevés de um questionário, além de discutir sobre as diferenças entre Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEA) e DA, bem como discutir sobre o desinteresse destes estudantes pela disciplina de matemática e as possíveis soluções didáticas para melhoria dessa situação.
Métodos: Pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa com objetivo descritivo atrevés de aplicação de questionário semiestruturado há 31 professores da cidade de Patos de Minas – MG. A partir dos resultados dicutiu-se à luz da literatura (CAAE: 21396819.8.0000.8078, Parecer: 4562414).
Resultados: Os resultados demonstram que a partir das respostas dos professores existe uma falta de base teórica nos anos anteriores e e falta, ainda, apoio familiar ocasionando, deste modo, insucesso e desinteresse por parte dos alunos.
Conclusão: Conclui-se que o tema ainda precisa de mais discussões, além que de muitos dos professores confundem o que é TEA com DA, e que a matemática ainda é um tabu para os alunos
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