O “corpo perfeito” na revista boa forma: o discurso didatizado que objetiva e subjetiva

Autores/as

  • Michelle Aparecida Pereira Lopes Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) -Unidade de Passos; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Gabriela Vilela Andrade UEMG - Unidade Passos

Palabras clave:

Corpo, Discurso, Objetivação/Subjetivação

Resumen

A revista Boa Forma, vista como um guia para mulheres que se preocupam com a saúde e beleza do corpo, tem enunciados que podem ser considerados didatizados, ou seja, que pretendem ensinar algo a alguém. No instante em que Boa Forma tem a intenção de ensinar a mulher a se tornar/permanecer magra, nos parece que ela contribui para a objetivação e, consequente subjetivação do sujeito. Analisaremos os enunciados didatizados da revista Boa Forma à luz das teorias da Análise do Discurso de linha francesa, sobretudo os estudos de Michel Foucault e Jean-Jacques Courtine. Tomaremos, portanto, o corpo como um local de inscrição discursiva, ou seja, caracterizado segundo todos os dizeres já proferidos sobre ele ao longo do tempo

Biografía del autor/a

Michelle Aparecida Pereira Lopes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) -Unidade de Passos; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Aluna do doutorado no programa de pós-graduação em linguística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, linha "Linguagem e Discurso". Estuda a constituição discursiva do corpo feminino à luz da Análise do Discurso, amparando-se nos estudos de Michel Foucault e Jean-Jacques Courtine. Mestra em Linguística pela Universidade de Franca (UNIFRAN), 2013. Graduada em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Faculdade de Filosofia de Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), 2008. É coordenadora dos cursos de Graduação em Letras-Português e Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, unidade de Passos. É docente dos mesmos cursos. Possui experiência como docente também em cursos de graduação em Administração, História, Pedagogia, Física e Educação Física, ministrando disciplinas da área de Língua Materna, Metodologia do Trabalho Científico e Formação Geral. Possui experiência na coordenação de Estágio no curso de Letras, além de ampla experiência como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação nas séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursinho pré-vestibular, tanto no ensino público quanto no particular, em escolas das redes Dom Bosco, Positivo, Coc e Bernoulli. Atuou também no Ensino Técnico, tendo ministrado as disciplinas de Língua Portuguesa e Comunicação Empresarial no Senac-MG, São Sebastião do Paraíso. Possui experiência na Gestão Pedagógica, como Coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental em escola particular de São Sebastião do Paraíso, MG. É pesquisadora da área do discurso em suas interfaces com as mídias e com o corpo feminino.

Citas

COURTINE, J.J. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

FERNANDES, C. A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Claraluz, 2008.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Trad.: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal,1979.

______. História da Sexualidade, I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2012 [1988].

______. História da Sexualidade, 3: O cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque; revisão técnica de José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2011 [1985].

LOPES, M. A. P. Da moda do corpo ao corpo da moda: Descontinuidades Discursivas sobre o sujeito gordo. In: Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso - 2014, 2014, São Carlos. Caderno de Resumos, 2014a.

LOPES, M. A. P. O corpo sob controle - Análise Discursiva dos episódios de não contratação de professores obesos no estado de São Paulo. In: 3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá. Caderno de Resumos, 2014b.

REVEL, J. Foucault: conceitos essenciais. Tradução de Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez, Carlos Piovezani. São Carlos: Claraluz, 2005.

Publicado

2017-12-14

Cómo citar

Pereira Lopes, M. A., & Andrade, G. V. (2017). O “corpo perfeito” na revista boa forma: o discurso didatizado que objetiva e subjetiva. Ciência ET Praxis, 10(19), 71–75. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2663

Número

Sección

Artigos