Levantamento de Avifauna na Zona de Amortecimento do Parque Nacional Serra da Canastra, Local Identificado Popularmente por: Vale do Céu.

Autores

  • Domicio Pereira Costa Junior Fundação de Ensino Superior de Passos / Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

O presente trabalho trata de um levantamento qualitativo da avifauna na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Canastra. Local identificado popularmente por Vale do Céu. Propondo a criação de um banco de dados para consultas e comparações ornitológicas. A listagem de espécies foi obtida mediante observação na área de estudo. No total, foram registradas 127 espécies, sendo 73 não passeriformes e 54 passeriformes. Entre os não passeriformes destaca-se como a mais representativa a família Trochilidae com 7 espécies, seguida da família Psittacidae com 6 espécies e as famílias Falconidae, Picidae e Columbidae com 5 espécies cada. Entre os passeriformes, a família Tyrannidae se destacou com 23 espécies, seguida pela família Emberezidae com 12 espécies.

Biografia do Autor

Domicio Pereira Costa Junior, Fundação de Ensino Superior de Passos / Universidade do Estado de Minas Gerais

Domicio Pereira da Costa Junior é autor do livro CERRADO que descreve a Biodiversidade do Bioma. ISBN: 978-85-908428-0-4 (Câmara Brasileira do Livro. SP. Brasil). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Pós-graduado em Estudos de Impactos Ambientais pela Universidade Federal de Lavras. Mestrando em Sistema de Produção (UNIFENAS). Estagiou no Laboratório da UEMG. Atuou por 4 anos como Biólogo pela Prefeitura Municipal de São João Batista do Glória. Fundador, Coordenou por 3 anos o Projeto Ambiental Vale do Céu protocolado sob o nº 10031401643/07 da Agência Florestal de São Sebastião do Paraíso do Instituto Estadual de Florestas, visando Coletas e Análises de dados causados por Impactos Ambientais, Reflorestamento de Matas Ciliares, Recuperação de Nascentes, Levantamentos de Fauna e Flora para Estudos Ambientais e Monitoramento da Qualidade da H2O em Delfinópolis MG. Durante o período de 4 anos emitiu Laudos Técnicos de Análises Químicas, Físicas e Biológicas da Qualidade da Água da Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra da Canastra. Ministrou Aulas e Palestras nas áreas de Impacto Ambiental e Aquecimento Global em Escolas e Faculdades. Teve participações em diversos projetos apresentados em Congressos Científicos. Orientou estudantes de Graduação, Curso Técnico e Pós-graduação em Trabalhos de Conclusão de Curso e também procedimentos na Prática de Campo. Em 2011 atuou como Técnico Responsável pelo Laboratório de Entomologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides da Região Sudeste Brasileira (HYMPAR) no Campus da UEMG / FESP em parceria com a UFSCar. Atualmente é Técnico Responsável pelo Laboratório de Entomologia da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP) em uma parceria com a UEMG e EMBRAPA. 

Downloads

Publicado

2017-04-21

Como Citar

Junior, D. P. C. (2017). Levantamento de Avifauna na Zona de Amortecimento do Parque Nacional Serra da Canastra, Local Identificado Popularmente por: Vale do Céu. Ciência ET Praxis, 7(14), 25–30. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2144

Edição

Seção

ARTIGOS - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS