Psicologia e educação: uma experiência de ensino no curso de história.
Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, HistóriaResumo
Discorre-se sobre o processo de ensino aprendizagem da disciplina Psicologia e Educação, conduzido com base em metodologia ativa, em que necessariamente os discentes participam ativamente da construção de “saberes”, desempenhando atividades programadas com pró-atividade na atuação em pesquisas somadas aos referenciais teóricos, pré- determinados pelas referências bibliográficas básicas e complementares proposta pela ementa do plano de ensino como parâmetro de planejamento. Possui como objetivo geral, descrever a experiência de ensino para o curso de licenciatura de história; e como objetivos específicos, discutir as respostas de uma avaliação formal de desempenho, e; alinhar achados teóricos das teorias de aprendizagem com assimilações de discentes participantes. A metodologia utilizada é qualitativa, em que se discutem qualitativamente os dados obtidos tendo como suporte um levantamento das principais fontes bibliográficas relativas. Conclui-se que a interação dialógica entre professor/aluno, aluno/aluno e teorias apresentou-se como um instrumento de aprendizagem significativa e condizente com o propósito de desenvolvimento de competências associadas ao plano de ensino. Acredita-se, que há caminhos possíveis, a partir de experiências de conhecimentos compartilhados e refletidos crítica e democraticamente.
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VERAS, Renata da Silva, and Sandra Patrícia Ataíde
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