Potencial gemológico de litotipos gabróides saussuritizados e uralitizados do município de Formiga- MG

Autores

  • Anísio Claudio Rios Fonseca Centro Universitário de Formiga
  • Alexandre Claudio Rios Fonseca Centro Universitário de Formiga
  • Jordana Luísa de Castro Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.36704/cipraxis.v16i31.7038

Palavras-chave:

Acabamento, Lapidação, Litotipo

Resumo

Introdução: As plantas estão suscetíveis ao ataque de patógenos a todo tempo, os quais utilizam diferentes estratégias de invasão. Diante disso, as plantas desenvolveram distintos mecanismos de defesa que, quando acionados, desencadeiam respostas apropriadas e de forma adaptativa, a partir de barreiras pré e pós-formadas. São exemplos dessas respostas químicas: a síntese de exopolissacarídeos, toxinas, enzimas de degradação da parede celular e a produção de hormônios vegetais. Os mecanismos desenvolvidos pelas plantas são de interesse biotecnológico, pois proporcionam conhecimento sobre agentes naturais de defesa contra pragas que possam vir a ameaçar o desenvolvimento de algumas culturas e, consequentemente, diminuir a utilização de agentes químicos como defensivos agrícolas.

Objetivo: O objetivo deste trabalho foi de avaliar o potencial gemológico (beleza, estética, dureza) e comercial de dois litotipos gabróides do município de Formiga (MG), por meio de polimento, lapidação e confecção de semijoias.

Métodos: As amostras foram coletadas na localidade da Cachoeira da Cerâmica, zona rural do município, avaliadas visualmente quanto à textura, cor e ausência de imperfeições (oxidações e fraturas), fracionadas a martelo para corte, polimento, lapidação, perfuradas e pinadas. A lapidação foi realizada com disco de corte refrigerado, gabarito e disco horizontal de corte e polimento das facetas, mensuração de custos de processamento e aceitação no mercado pela equipe de ourivesaria e lapidação. A divulgação das gemas foi feita na mídia local e web.

Resultados: Os litotipos apresentaram excelente acabamento, brilho, homogeneidade, apelo estético, ausência de fraturas e manchas, tornando seu preço competitivo no mercado. Foram confeccionados três anéis de prata, sendo dois com cabochons e um com lapidação quadrada, além de pingentes com amostras roladas (polidas), o que gerou aprovação por parte do público que as conheceu e as adquiriu.

Conclusão: As belas cores do produto final, ineditismo, baixo custo, ausência de imperferições e baixos impactos ambientais para sua lavra e facilidade de acesso torna essas gemas como grandes alternativas para uso em semijoias e artesanato, podendo gerar renda e um polo joalheiro no respectivo município.

Referências

BOTELHO, J. Estudo e classificação das rochas por exame macroscópico. 5ª ed. Lisboa Fundação Calouste Gulbenkian, 1979. 196p.

Centro de tecnologia mineral-CETEM. O setor de rochas ornamentais no Brasil. Cap. 2. Rio de Janeiro. Junho 2014.

COMIG, Companhia Mineradora do Estado de Minas Gerais. Mapa Geológico do estado de Minas Gerais. Edição especial, 2003, BRASIL.

FONSECA, Anísio Cláudio. Rios. Geologia geral do município de Formiga-MG. 2008. 200p. disponível em http://.

MACHADO F. L. et al. Projeto RADAMBRASIL. Folha SF 23/24. Rio de Janeiro/Vitória, 1983. vol. 32, p. 27- 324

FONSECA, Anísio Cláudio Rios. Tópicos sobre a ocorrência de um metadiabásio (porfiróide) no município de Formiga, estado de Minas Gerais. 2004. Revista Conexão Ciência.

Centro de tecnologia mineral-CETEM. O setor de rochas ornamentais no Brasil. Cap. 10. Rio de Janeiro. Junho 2014

Programa mapeamento geológico do estado de Minas Gerais. Projeto fronteiras de Minas Gerais. (Contrato CODEMIG 3473, FUNDEP 19967) FOLHA FORMIGA SF.23-V-B-III Escala 1:100.000. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS CENTRO DE PESQUISA PROFESSOR MANOEL TEIXEIRA DA COSTA. Agosto 2015. Disponível em: http://www.portalgeologia.com.br/index.php/mapa/.

SILVEIRA, L. L. L. S. Polimento de rochas ornamentais: um enfoque tribológico ao processo. São Carlos- SP. 2007.

TEIXEIRA, W. et al. (Org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. 568p.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Rios Fonseca, A. C., Rios Fonseca, A. C., & Castro, J. L. de. (2023). Potencial gemológico de litotipos gabróides saussuritizados e uralitizados do município de Formiga- MG. Ciência ET Praxis, 16(31), 22–28. https://doi.org/10.36704/cipraxis.v16i31.7038

Edição

Seção

ARTIGOS - ENGENHARIAS, CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA