Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

uma análise da estrutura de avaliação da política pública

Autores

  • Cleber Ori Cuti Martins Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Pibid, Avaliação, Políticas Públicas

Resumo

Este estudo analisa os dados dos relatórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, financiadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, considerando o processo de implementação e avaliação. Os resultados indicam que a avaliação apresenta entraves na relação definida entre seus objetivos (principalmente o de reduzir a evasão em cursos de licenciatura, aproximar as escolas das instituições de ensino superior e formar docentes para a Educação Básica) e os resultados. Os mecanismos e estruturas de avaliação continuada e de mensuração articulada entre objetivos, metas e resultados, ao longo da implementação do Programa, são pouco efetivos no acompanhamento dos egressos. Os dados que embasam a avaliação tem caráter qualitativo que não possibilitam relacionar o processo de implementação com objetivos e resultados.

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Acessos: outubro de 2019.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

Cuti Martins, C. O. (2022). Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: uma análise da estrutura de avaliação da política pública. Perspectivas Em Políticas Públicas, 14(28), 01–21. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/6077

Edição

Seção

Artigos