A IDENTIDADE CULTURAL NEGRA NA CULTURA DO BRASIL
RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO AFRO PATRIMONIAL
DOI:
https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8005Palavras-chave:
Colonialismo. Pensamento Decolonial. Decolonialidade. Patrimônio Afro Cultural.Resumo
O fato da não consideração e da consideração tardia do patrimônio pertencente a grupos sociais historicamente desfavorecidos deve ser compreendido como parte de um processo de construção social oriundo do colonialismo. O pensamento decolonial e os estudos sobre decolonialidade e suas derivações nos ajudam a refletir sobre o patrimônio cultural e os impactos resultantes do processo de colonização que persistem nas estruturas sociais contemporâneas. O presente estudo tem como objetivo identificar como o colonialismo influenciou as políticas públicas de proteção e salvaguarda do patrimônio nacional brasileiro e quais são as limitações e ações que o regime governamental tem realizado para mitigar os efeitos negativos do sistema colonial. A metodologia adotada, baseada em pesquisa bibliográfica e estudos correlatos, permitiu aprofundar o entendimento das questões relacionadas ao colonialismo e sua influência na organização social contemporânea. Constatou-se que as ações politicas voltadas direta e indiretamente para a inclusão da cultura negra demonstraram-se importantes, mas ainda se faz necessário implementar e efetivar novas politicas que entendam as particularidades do patrimônio afro cultural.
Referências
ABADIA, Lília. A identidade e o património negro no Brasil. 2010. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Ciências da Cultura) - Faculdade de Letras Departamento de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2010. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/2259. Acesso em: 15 jan. 2021.
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2020.
AMARAL, Sharyse Piroupo do. História do negro no Brasil. Salvador, BA: Centro de Estudos Afro Orientais, 2011. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/Brasil/ceao-ufba/20170829034517/pdf_242.pdf. Acesso em: 3 ago. 2020.
CORRÊA, Alexandre Fernandes. A coleção museu de magia negra do rio de janeiro: o primeiro patrimônio etnográfico do Brasil. Revista de Humanidades, Caicó/RN, v. 7, n. 18, p. 404-438, 9 out. 2021. Disponível em: https://docero.com.br/doc/nsx0ev. Acesso em: 7 out. 2020.
COSTA, Everaldo Batista. Cidades da patrimonialização global: simultaneidade totalidade urbana – totalidade-mundo. São Paulo: Humanistas, FAPESP, 2015.
CRUZ, Ailton Machado da. Historia e cultura afro brasileira: uma análise da implementação da lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu. 2017. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Estudos Latino-Americanos) - Da Universidade Federal da Integração Latino Americana, Foz do Iguaçu, PR, 2017. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2073;jsessionid=15D6DAFBFF83BD8FB9A897EFC9418031. Acesso em: 13 out. 2020.
DIAS, Alaides Cardoso; ALVES, Sirlene Maria da Silva; AMARAL, Leila Dias P. do. A contribuição do pensamento decolonial na afirmação da cidadania. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, TO, v. 6, n. 7, p. 110-118, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1311. Acesso em: 1 jun. 2021.
FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
FREYRE, Gilberto. O escravo negro na vida sexual e de família do brasileiro. In: FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51. ed. São Paulo: Global, 2006. p. 367 - 497.
GOMES, Nilma Lino.O Movimento negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 223 – 243.
GROSFOGUEL, Ramón. Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos paradigmas da esquerda ocidentalizada. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, p. 55-77.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. http://www.revistaespinhaco.com/index.php/journal/article/view/61. Acesso em: 16 fev. 2021.
IPHAN. Patrimônio Cultural Imaterial: para saber mais. 3. ed. Brasília - DF: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural Imaterial, 2012.
LIMA, Alessandra Rodrigues. Patrimônio Cultural Afro-brasileiro: Narrativas produzidas pelo IPHAN a partir da ação patrimonial. 2012. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Disserta%2B%C2%BA%2B%C3%BAo%20Alessandra%20Rodrigues%20Lima.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
MACHADO, Danielle Cristina; PIRES, Mario Jorge. Turismo e patrimônio cultural imaterial: a capoeira em Salvador - BA. In: COSTA, Everaldo Batista da; BRUSADIN, Leandro Benedini; PIRES, Maria do Carmo (Org.). Valor patrimonial e turismo: limiar entre história, território e poder. São Paulo: Outras Expressões, 2012, p. 245 260.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, p. 27 - 53.
OLIVEIRA, Otair Fernandes de. A cultura afro-brasileira como patrimônio Cultural: reflexões preliminares. In: XV ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 15., 2019, Salvador. Anais Eletrônicos. Salvador: ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2019. P. 1 – 15. Disponível em: http://www.enecult.ufba.br/modulos/submissao/Upload-484/111688.pdf. Acessado em: 7 dez. 2020.
PASSOS, Joana Célia dos; NASCIMENTO, Tânia Tomázia do; NOGUEIRA, João Carlos. O patrimônio cultural afro-brasileiro: São José, um estudo de caso. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 29, ed. 57, p. 195-214, 2016. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/59047. Acesso em: 17 jan. 2021.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Global, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Visto que o periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, ao submeter o artigo para esta revista os autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores declaram ser o texto inédito e livre de plágio, respeitando-se os direitos de outros pesquisadores.
b) O envio de artigos é voluntário e a aceitação dos textos implica automaticamente a cessão dos direitos autorais relativos ao trabalho.
c) Os autores também declaram que o artigo não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, devem justificar-se em "Comentários ao editor". Excepcionalmente poderão ser recebidos textos já publicados quando: for tradução de artigo relevante para o português; se houver alguma chamada pública para vinculada ao periódico fast-track.
d) Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
DECLARACIÓN DE DERECHOS DE AUTOR
Dado que la revista ofrece acceso gratuito e inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que hacer que el conocimiento científico esté disponible gratuitamente para el público proporciona una mayor democratización mundial del conocimiento, al enviar el artículo a esta revista, los autores aceptan los siguientes términos:
a) Los autores declaran que el texto es nuevo y libre de plagio, respetando los derechos de
otros investigadores.
b) La presentación de artículos es voluntaria y la aceptación de los textos implica automáticamente la asignación de derechos de autor relacionados con el trabajo.
c) Los autores también declaran que el artículo no está siendo evaluado para su publicación por otra revista; de lo contrario, deben justificarse en "Comentarios al editor".
Excepcionalmente, los textos ya publicados pueden recibirse cuando: es una traducción de un artículo relevante al portugués; si hay alguna llamada pública para vincularse a la publicación de vía rápida.
d) Las afirmaciones, opiniones y conceptos expresados en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores.
COPYRIGHT STATEMENT
Since the Journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge, by submitting the article the authors agree with the following terms:
a) The authors declare that the text is new and free of plagiarism, respecting the rights of other researchers.
b) The submission of articles is voluntary and the acceptance of the texts automatically implies the assignment of copyright related to the work.
c) The authors also declare that the article is not being evaluated for publication by another Journal; otherwise, they must be justified in "Comments to the editor". Exceptionally, texts already published may be received when: it is a translation of a relevant article into Portuguese; if there is any public call for linked to the fast-track periodical.
d) Affirmations, opinions and concepts expressed in the articles are the sole responsibility of the authors.