O GESTOR APRENDENTE: A GESTÃO ESCOLAR PEDAGÓGICA COMO AÇÃO TRANSFORMADORA DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.36704/ppp.v18i33.8047Palavras-chave:
Gestor;escola aprendente;melhoria da educação.Resumo
Diversos estudos têm evidenciado que os processos de gerenciamento e liderança escolar exercem um papel fundamental na qualidade da educação. No entanto, a figura do gestor enquanto facilitador de um ambiente de aprendizado contínuo carece de exploração acadêmica. Assim, este trabalho visa preencher essa lacuna. , buscando compreender o papel do gestor inserido na escola aprendente. Os resultados deste estudo irão contribuir para um entendimento mais profundo das responsabilidades e potencialidades do gestor escolar no âmbito da escola aprendente.Espera-se que as descobertas incentivem uma discussão mais ampla sobre como a liderança eficaz pode melhorar a qualidade da educação. Em suma, este trabalho argumenta que o papel do gestor é fundamental para fomentar uma cultura de aprendizado contínuo nas instituições educacionais. Portanto, esse estudo foca na discussão sobre o papel do gestor na escola aprendente, trazendo reflexões e propostas que possam auxiliar os gestores escolares, buscando a melhoria da educação .Referências
ALARCÃO, Izabel. A Escola Reflexiva. In: Alarcão, I. (org.) Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed. 2001
BARROSO, João (Org.). O estudo da escola. Porto: Porto Editora, 1996
COLL, C. et al. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação Escolar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2007, vol.17, n.36, pp. 21-32. ISSN 0103-863X. Disponível em: . Acesso em: 03 de outubro de 2023
FARIAS G.B. DE. Contributos da aprendizagem significativa de David Ausubel
para o desenvolvimento da Competência em Informação. Perspectiva em Ciência da Informação, v.27, n.2, p.58-76, abril. 2022.
FULLAN, M. The Role of Leadership in the Promotion of Knowledge Management in Schools. Teachers and Teaching: theory and practice, 8(3), 409-419,2002.
FRANCO, M. A. DO R. S.. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534–551, set. 2016
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra,1996.
HARGREAVES, A., & FINK, D. Sustainable Leadership. John Wiley & Sons,2006.
LEITHWOOD, K., DAY, C., SAMMONS, P., HARRIS, A., & HOPKINS, D. . Seven strong claims about successful school leadership. National College for School Leadership, 2004.
LEITHWOOD, K., LOUIS, K. S., ANDERSON, S., & WAHLSTROM, K. How leadership influences student learning. Center for Applied Research and Educational Improvement,2008
LIBÂNEO, Jose Carlos. Organização e gestão da escola teoria e prática; Goiânia: ed. Alternativa, 2001.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê?. Cortez Editora,2008.
LÜCK, H. Gestão participativa na escola: artigos selecionados. Petrópolis: Vozes,2006
MIOTO, LH; OLIVEIRA, SRF de. COMUNIDADES EDUCATIVAS: UMA HISTORIOGRAFIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NÃO CONVENCIONAIS EM INTERNOS, COLÔNIAS, ORFANATOS E RESIDÊNCIAS ESCOLARES. Scielo Preprints, 2023. DOI: 10.1590/SciELOPreprints. 5686. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5686. Acesso em: 10 set. 2023.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.
MOURA, D. G. Gestão escolar e aprendizagem: desafios para a escola contemporânea. Porto Alegre: Artmed.2013
PARO Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo, Cortez: Autores Associados, 2002.
PIAGET, J. The development of thought: Equilibration of cognitive structures. Viking,1977.
SENGE, P.M.The fifth discipline: The art and practice of the learning organization. Doubleday/Currency,1990
ZABALZA, M. (Coord.). Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Visto que o periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, ao submeter o artigo para esta revista os autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores declaram ser o texto inédito e livre de plágio, respeitando-se os direitos de outros pesquisadores.
b) O envio de artigos é voluntário e a aceitação dos textos implica automaticamente a cessão dos direitos autorais relativos ao trabalho.
c) Os autores também declaram que o artigo não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, devem justificar-se em "Comentários ao editor". Excepcionalmente poderão ser recebidos textos já publicados quando: for tradução de artigo relevante para o português; se houver alguma chamada pública para vinculada ao periódico fast-track.
d) Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
DECLARACIÓN DE DERECHOS DE AUTOR
Dado que la revista ofrece acceso gratuito e inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que hacer que el conocimiento científico esté disponible gratuitamente para el público proporciona una mayor democratización mundial del conocimiento, al enviar el artículo a esta revista, los autores aceptan los siguientes términos:
a) Los autores declaran que el texto es nuevo y libre de plagio, respetando los derechos de
otros investigadores.
b) La presentación de artículos es voluntaria y la aceptación de los textos implica automáticamente la asignación de derechos de autor relacionados con el trabajo.
c) Los autores también declaran que el artículo no está siendo evaluado para su publicación por otra revista; de lo contrario, deben justificarse en "Comentarios al editor".
Excepcionalmente, los textos ya publicados pueden recibirse cuando: es una traducción de un artículo relevante al portugués; si hay alguna llamada pública para vincularse a la publicación de vía rápida.
d) Las afirmaciones, opiniones y conceptos expresados en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores.
COPYRIGHT STATEMENT
Since the Journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge, by submitting the article the authors agree with the following terms:
a) The authors declare that the text is new and free of plagiarism, respecting the rights of other researchers.
b) The submission of articles is voluntary and the acceptance of the texts automatically implies the assignment of copyright related to the work.
c) The authors also declare that the article is not being evaluated for publication by another Journal; otherwise, they must be justified in "Comments to the editor". Exceptionally, texts already published may be received when: it is a translation of a relevant article into Portuguese; if there is any public call for linked to the fast-track periodical.
d) Affirmations, opinions and concepts expressed in the articles are the sole responsibility of the authors.