AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA A PARTIR DAS PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE EDUCADORES/AS INFANTIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8048

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação Antirracista, Educadores/as.

Resumo

O presente artigo objetiva refletir acerca das políticas públicas na educação que visam combater o racismo no contexto escolar desde o âmbito infantil. Para isso, primeiramente, realizamos uma discussão teórica sobre as políticas públicas e, em seguida, tratamos sobre essas políticas e suas implicações no âmbito da educação estabelecendo relações entre tais medidas e os dados construídos em uma pesquisa qualitativa realizada com educadores/as infantis do município de Teixeiras – MG no ano de 2022. De modo geral, evidenciou-se que ainda são necessárias ações que contribuam para o cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e para o fortalecimento do embasamento teórico e metodológico dos/as educadores/as para que possam implementar uma educação antirracista. Outro ponto importante para a materialização de políticas antirracistas é o reconhecimento e o enfrentamento do racismo enquanto um problema estrutural, oportunizando o letramento racial dos/as profissionais e buscando o rompimento com o pacto narcísico da branquitude. Em suma, é preciso: “tirar do papel” legislações que são essenciais para a promoção de uma educação antirracista; exigir dos poderes públicos o acompanhamento do cumprimento dessas legislações; oferecer espaços formativos para os profissionais da educação e cobrar um esforço coletivo para combater um sistema opressor que afeta uma coletividade de pessoas. A luta antirracista deve ser de todos/as, sendo um princípio básico de uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Rita de Cássia de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997),
mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e
doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é
Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área
de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes
temas: história da educação, escola nova, indisciplina escolar, metodologias
diferenciadas de educação, construcionismo social, práticas colaborativas e
dialógicas e pesquisas relacionais.

Maria Simone Euclides, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará- CE. Mestra em
Extensão Rural e Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa - MG. É
pesquisadora filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as
(ABPN) e foi pesquisadora na Latin American Studies Association (LASA), de
2019 a 2020. É vinculada ao Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho
de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais (N´Blac),
certificado pelo CNPQ e o Grupo de Pesquisa Educação Gênero e Raça
(EDUCAGERA), da Universidade Federal de Viçosa. Professora Adjunta II no
Curso de Licenciatura em Pedagogia do Departamento de Educação da
Universidade Federal de Viçosa e Professora Orientadora no Programa de Pós -
Graduação Stricto Sensu em Educação da mesma instituição. Tem experiência
na área de Educação e Diversidade, atuando principalmente nos seguintes temas:
gênero, raça, racismo, desigualdades educacionais, trajetórias educacionais e
educação do campo.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Batista Barros, T., de Cássia de Souza, R., & Euclides, M. S. (2023). AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA A PARTIR DAS PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE EDUCADORES/AS INFANTIS. Perspectivas Em Políticas Públicas, 16(32), 142–163. https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8048