DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS (EF/9)

Authors

  • Gislene Silva Dutra Centro Universitário UNA

Keywords:

Alfabetização. Educação. Avaliação. Brincar.

Abstract

O objetivo do presente artigo é contribuir com o debate sobre os desafios no trabalho com o 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental no intuito de analisar as legislações e pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o processo de implementação e funcionamento do EF/9; as regulamentações do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e no Sistema Municipal de Ensino de Brumadinho/MG. Foram levantados os principais desafios presentes na prática docente do 1º ano EF/9 em Brumadinho, a partir da experiência da autora como supervisora (2005/2012) e Diretora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2013/2016). Os resultados apontaram como principais desafios do 1º ano EF/9 em Brumadinho: a exclusividade da alfabetização em detrimento aos outros conteúdos, o rompimento com o brincar, a falta de monitoramento e a avaliação dos alunos.

 

Palavras-chave: Documentos Orientadores. 1º ano EF/9. Alfabetização. Brincar. Avaliação.

Author Biography

Gislene Silva Dutra, Centro Universitário UNA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (2004), especialização em Educação inclusiva pela Universidade Federal de Castelo Branco (2010), Inspeção Escolar pela FINON (2012). Foi professora no Ensino Fundamental 2 e no curso técnico em Magistério (2011 -2012), trabalhou como supervisora pedagógica no Sistema Municipal de Ensino de Brumadinho/MG (2005 -2012). Atualmente é coordenadora do Ensino Fundamental 1 na Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA.

Published

2017-06-08

How to Cite

Dutra, G. S. (2017). DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS (EF/9). Perspectives on Public Policies, 10(1), 53–87. Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/1484

Issue

Section

Artigos