FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO E A DISTÂNCIA

Authors

  • Juliana Cordeiro Soares Branco
  • Maria Rita Neto Sales Oliveira

Abstract

A presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir para a discussãoda formação prossional do docente desenvolvida por meio da Educaçãoa Distância (EaD) em serviço. Com base em resultados relativos a estudoteórico e empírico sobre o tema, destacam-se as condições de trabalho e deformação do professor em serviço e a distância, as formas de organizaçãodas cursistas para o estudo, diculdades e facilidades vividas por elasdurante o curso, em que medida essa formação trouxe aprendizagensnovas e os motivos de realização do curso. Como campo empírico, optousepor entrevistar as professoras cursistas e ex-cursistas do Projeto Veredasda Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e do Curso deLicenciatura em Educação Básica – anos iniciais – do Centro de EducaçãoAberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto/Minas Gerais.A pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo descritivo que envolveu:análise da bibliograa que trata do tema da pesquisa, estudo da legislaçãovigente sobre o assunto e a realização de 23 entrevistas semiestruturadascom as citadas professoras em exercício. As professoras cursistas e excursistasrelataram suas diculdades em relação à dedicação aos estudospor precisarem dividir seu tempo diário entre as atividades do magistério,do estudo e as domésticas. Entre outras diculdades, que superaram asfacilidades, as mestras apontam, sobretudo, a diculdade de comunicaçãoentre instituição e cursistas, o fato de o tutor não demonstrar conhecimentoespecíco de todos os conteúdos e a sua ausência no dia a dia. A facilidadeexpressiva gira, especicamente, em torno do tempo e do espaço – exíveis– de estudo. Junto a isso, os cursos em pauta proporcionaram novas aprendizagens segundo todas as entrevistadas. Apesar disso, as professorascursistas participaram da EaD em serviço para atenderem à exigência legalde formação superior para o magistério.

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de professores. Trabalhodocente. Projeto Veredas. Curso de Licenciatura em Educação Básica.

Author Biographies

Juliana Cordeiro Soares Branco

Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de MinasGerais/Brasil (CEFET-MG); Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação/UniversidadeFederal de Minas Gerais/Brasil (FAE/UFMG).

Maria Rita Neto Sales Oliveira

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense/RJ(UFF) e estágio pósdoutoraljunto ao Groupe Interdisciplinaire de Recherche sur la Socialisation, l’Education et LaFormation da Universidade Católica de Louvain, Bélgica; Professora Adjunta do Departamentode Administração Escolar e do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais /Brasil (FAE/UFMG).

Published

2009-11-01

How to Cite

Branco, J. C. S., & Oliveira, M. R. N. S. (2009). FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO E A DISTÂNCIA. Perspectives on Public Policies, 2(4), 95–119. Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/956

Issue

Section

Artigos