SENTIDOS DO EXERCÍCIO DA REPRESENTAÇÃO PARA CONSELHEIROS DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA RMBH, CONSIDERANDO O SEU PERFIL SOCIOECONÔMICO E ASSOCIATIVO/PARTICIPATIVO

Autores/as

  • Cynthia Rúbia Braga Gontijo Universidade do Estado de Minas Gerais

Palabras clave:

Representação-participação, Conselhos de Políticas Públicas, Conselhos Municipais de Educação, Conselheiros.

Resumen

Este trabalho foi motivado pelo que parte da literatura na área sugere
como conflitos e contradições no âmbito dos Conselhos Municipais
de Educação (CME) em função, também, dos recursos técnicos
e políticos diferenciados dos seus conselheiros, os quais podem
exercer maior ou menor influência sobre a dinâmica representaçãoparticipação.
Nesse bojo, a preocupação com a formação e com
o perfil desses conselheiros torna-se premente. Acresce-se que
existe a expectativa de que a pluralidade da composição dos CME
se traduza, em alguma medida, na diversidade de perspectivas
representadas nos debates e nas decisões neles presentes.
Nesse sentido, é importante verificar, por um lado, se há e qual é
a diversidade de segmentos sociais presentes nesses espaços e
quem são esses conselheiros. Com o objetivo de discutir o exercício
da representação de conselheiros em CME da Região Metropolitana
de Belo Horizonte (RMBH) considerou-se, dentre outros aspectos,
o perfil socioeconômico e associativo/participativo de seus
membros. A pesquisa empírica caracterizou-se como um estudo exploratório qualitativo sobre os CME de oito municípios da RMBH (Belo Horizonte, Betim, Caeté, Contagem, Esmeraldas, Juatuba, Ribeirão das Neves e Sabará). Para a realização do estudo de campo, foi desenvolvida uma coleta de dados que envolveu dados primários, oriundos da aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas com conselheiros que se dispuseram a ser entrevistados; e dados secundários, obtidos em documentos destes CME. Os instrumentos de coleta e análise de dados foram subsidiados pelas categorias: trajetória participativa, inserção no CME e a sua atuação no Conselho, as quais são aqui tratadas.

Biografía del autor/a

Cynthia Rúbia Braga Gontijo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de
Minas Gerais (FAE/UFMG). Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal
de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Professora na Faculdade de
Políticas Públicas “Tancredo Neves”, campus Belo Horizonte, Universidade do Estado
de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG).

Publicado

2018-08-03

Cómo citar

Gontijo, C. R. B. (2018). SENTIDOS DO EXERCÍCIO DA REPRESENTAÇÃO PARA CONSELHEIROS DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA RMBH, CONSIDERANDO O SEU PERFIL SOCIOECONÔMICO E ASSOCIATIVO/PARTICIPATIVO. Perspectivas De Las políticas Públicas, 9(2), 207–252. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/2050

Número

Sección

Artigos