POLÍTICAS DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA E DESIGUALDADES TERRITORIAIS: estudo exploratório sobre descentralização e fomento no estado do Pará

Autores/as

  • Diana Cruz Rodrigues
  • Mario Vasconcellos Sobrinho

Palabras clave:

Política de Ciência e Tecnologia. Fomento. Descentralização. Desigualdade. Amazônia.

Resumen

Neste artigo, discute-se o processo de descentralização e a
distribuição territorial do fomento à Ciência e Tecnologia (C&T)
de duas esferas de governo (estadual e federal) na Amazônia
brasileira. Especificamente, examina-se, de forma exploratória, o
fomento federal e estadual em políticas de C&T no estado do Pará
e suas inter-relações em termos de desigualdades territoriais. Partese
de uma compreensão do processo de descentralização e das
relações intergovernamentais no fomento à C&T no Brasil para,
então, realizar um levantamento exploratório de dados sobre sua
distribuição no estado do Pará. Os painéis de dados demonstraram
intensa assimetria em C&T intraestadual, e que a descentralização
na política de C&T, no Pará, ao emular estrutura e racionalidade da
esfera federal, não tem proporcionado uma governança mais inclusiva
e direcionada à construção de processos de desenvolvimento em
seus diversos recortes territoriais.

Biografía del autor/a

Diana Cruz Rodrigues

Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Pesquisadora
do Grupo de Pesquisa em Gestão Social e Desenvolvimento Local (GESDEL).

Mario Vasconcellos Sobrinho

PhD em Estudos do Desenvolvimento (CDS, Swansea University), Pós-doutor em
Administração Pública e Governo (EAESP/FGV). Professor titular da Universidade da
Amazônia (UNAMA). Pesquisador do GESDEL e associado ao GEGOP-CLACSO.

Publicado

2018-05-08

Cómo citar

Rodrigues, D. C., & Sobrinho, M. V. (2018). POLÍTICAS DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA E DESIGUALDADES TERRITORIAIS: estudo exploratório sobre descentralização e fomento no estado do Pará. Perspectivas De Las políticas Públicas, 11(21), 223–265. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/2893

Número

Sección

Artigos