POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À EVASÃO ESCOLAR: um estudo de caso no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus São João del-Rei
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Evasão Escolar, Educação, Políticas Públicas.Resumen
A evasão escolar configura-se como um dos desafios mais relevantes e complexos dentro da área da Educação, trata-se de uma problemática que não pode ser analisada de forma isolada sem a compreensão de suas multidimensões, dentre elas a análise das políticas públicas. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar a evasão escolar no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus São João del-Rei entre os anos de 2014 a 2017. A fundamentação teórica baseou-se em duas vertentes sendo, a evasão escolar e políticas públicas. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo, caracterizada como exploratória e descritiva, dados secundários foram utilizados para complementar as análises das informações. Os resultados deste artigo apontam que, os dois motivos mais citados para a evasão, pelos entrevistados, não tinham relação direta com a instituição, se enquadrando como decisões pessoais dos discentes, já os motivos menos votados estavam diretamente relacionados com o IFES estudado, configurando como um resultado positivo.
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