CARTAS: UM DOCUMENTO HISTÓRICO E LITERÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.36704/ppp.v18i33.8051Parole chiave:
Esfera literária; Gênero cartas; socialização.Abstract
Esse artigo tem por objetivo apresentar e discutir um projeto feito por alunos do Primeiro ano do Ensino Médio da Escola Professora Hermelina de Albuquerque Passarella. A Esfera foi literária e o gênero foi sobre cartas o principal objetivo foi aprofundar o conhecimento do aluno sobre a origem da nossa literatura, através da carta de Pero Vaz de Caminha e introduzir o conteúdo da confecção de cartas no cotidiano do jovem de hoje. É perceptível que os adolescentes na geração atual não estão acostumados com a literatura epistolar, pois devido ao desenvolvimento da informática eles se veem diante de tantas modernidades que os e mails e as mensagens de Whatsapp se tornam mais práticas por isso esse trabalho se torna importante na vida deles, o público-alvo não poderia deixar de ser adolescentes do primeiro ano do ensino médio, porque eles estão em uma fase de descobertas e prontos para o novo.
Riferimenti bibliografici
AMARAL, Emília et al. Coleção novas palavras. São Paulo: FTD, 2010.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4 Ed. São Paulo: Moderna, 2009.
BAKTHIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Huicitec,1997.
BAKTHIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BLOG DE PAULO GHIRALDELLI JR. Disponível em: <http://totememtabu.blogspot.com.br/2008/01/paulo-ghiraldelli-jr-e-filosofia-na.html/>. Acesso em 13 out. 2012.
BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994.
CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA. https://www.historiadobrasil.net/documentos/carta_caminha.htm> acesso em 20 de dezembro de 2017
CASTRO, S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 2003.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português linguagens. São Paulo: Saraiva, 2010.
COUTINHO, Afrânio. À luz de uma teoria estética da história da literatura.2009. https://webs.ucm.es/info/especulo/numero41/coutinho.html
COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Curriculo do Estado de São Paulo:Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. -São Paulo: SEE,2010.
DIONÍSIO, P. Ângela; MACHADO, R. Anna; BEZERRA, A. Maria (Org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHENEWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: Apresentação de um procedimento. In: SCHENEWLY, B.; DOLZ, J.et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Kleiman, A. B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2008 [1995].
KOTHE, Flávio R. O Cânone Colonial: ensaio. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.
LOBO, Saulo Maurício Silva. A internet na vida do jovem brasileiro. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/atualidades/a-internet-na-vida-jovem-brasileiro.htm>. Acesso em 13 out. 2012.
MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz. Recife: UFPE, 1983.
MARCUSCHI, L. A. Por uma proposta para a classificação de textos. Recife: UFPE, 1997.
MEUER, J.L. Análise do discurso. Universidade Federal de Santa Catarina.2008. http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/analiseDoDiscurso/assets/495/Texto_base_AnalisedoDiscurso.pdf>Acesso em 25 de novembro de 2017
MULTILETRAMENTO, LINGUAGENS E MÍDIAS. Redefor. Disponível em: <https://autoria.ggte.unicamp.br/tinymce/plugins/filemanager/files/lingua_portuguesa/modulo_03/multiletramentos_linguagens_ mídias/redefor 3-Popup2. pdf>. Acesso em 18 nov. 2012.
BLOG. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog>. Acesso em 18 nov. 2012.
PAGNONCELLI, Magali. A influência dos gêneros textuais no processo de construção de sentido do texto. Anais do CELSUL 2008. Disponível em: <http://www.celsul.org.br/Encontros/08/importancia_do_genero.pdf>. Acesso em 18 nov. 2012
REYES, Yolanda. Fala Mestre. Revista Nova Escola, São Paulo, ano XXVII, n° 254, p. 40-42, agosto 2012.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Visto que o periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, ao submeter o artigo para esta revista os autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores declaram ser o texto inédito e livre de plágio, respeitando-se os direitos de outros pesquisadores.
b) O envio de artigos é voluntário e a aceitação dos textos implica automaticamente a cessão dos direitos autorais relativos ao trabalho.
c) Os autores também declaram que o artigo não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, devem justificar-se em "Comentários ao editor". Excepcionalmente poderão ser recebidos textos já publicados quando: for tradução de artigo relevante para o português; se houver alguma chamada pública para vinculada ao periódico fast-track.
d) Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
DECLARACIÓN DE DERECHOS DE AUTOR
Dado que la revista ofrece acceso gratuito e inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que hacer que el conocimiento científico esté disponible gratuitamente para el público proporciona una mayor democratización mundial del conocimiento, al enviar el artículo a esta revista, los autores aceptan los siguientes términos:
a) Los autores declaran que el texto es nuevo y libre de plagio, respetando los derechos de
otros investigadores.
b) La presentación de artículos es voluntaria y la aceptación de los textos implica automáticamente la asignación de derechos de autor relacionados con el trabajo.
c) Los autores también declaran que el artículo no está siendo evaluado para su publicación por otra revista; de lo contrario, deben justificarse en "Comentarios al editor".
Excepcionalmente, los textos ya publicados pueden recibirse cuando: es una traducción de un artículo relevante al portugués; si hay alguna llamada pública para vincularse a la publicación de vía rápida.
d) Las afirmaciones, opiniones y conceptos expresados en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores.
COPYRIGHT STATEMENT
Since the Journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge, by submitting the article the authors agree with the following terms:
a) The authors declare that the text is new and free of plagiarism, respecting the rights of other researchers.
b) The submission of articles is voluntary and the acceptance of the texts automatically implies the assignment of copyright related to the work.
c) The authors also declare that the article is not being evaluated for publication by another Journal; otherwise, they must be justified in "Comments to the editor". Exceptionally, texts already published may be received when: it is a translation of a relevant article into Portuguese; if there is any public call for linked to the fast-track periodical.
d) Affirmations, opinions and concepts expressed in the articles are the sole responsibility of the authors.