PAISAGEM NATURAL E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
NARRATIVAS DE POLÍTICAS AMBIENTAIS NO CASO DE PARATY/RJ
DOI:
https://doi.org/10.36704/ppp.v15i29.6896Palavras-chave:
Patrimônio Natural, Política ambiental , Medidas protecionistasResumo
Este trabalho apresenta a relação entre paisagens naturais e medidas protetivas do IPHAN - Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, descrevendo como esse vínculo influenciou a área de proteção ambiental. Através dessa relação, percebe-se como o registro do patrimônio natural foi decisivo para a criação de áreas naturais com maior visibilidade, fomento turístico, preservação, marketing, conscientização ambiental que modificaram o uso e ocupação e, até mesmo, a valorização de paisagens naturais. O texto evidencia o patrimônio natural de modo a ser possível percebê-lo como áreas que transmitem à população a importância do ambiente natural para referência da própria humanidade e pertencimento. O estudo também exemplifica o impacto da medida protecionista do IPHAN de chancela como Patrimônio Cultural Misto Paraty e Ilha Grande/RJ. Para isso, foi realizada pesquisa explicativa, entrevistas com funcionários do IPHAN, pesquisa bibliográfica, análise documental de copilados do arquivo público municipal da cidade de Paraty, do inventário do patrimônio histórico da cidade, no acervo do IPHAN, documentação ICMBio, IBAMA e Ministério do Meio Ambiente. Diante desse contexto, a presente pesquisa conclui a importância da preservação de paisagens naturais, assunto em discussão mundial, sendo seu reconhecimento e registro um fator que favorece a conscientização ambiental da região de sua ocorrência, além de ser um tema recorrente em várias esferas da nossa sociedade.
Referências
BAROTO, A. Marketing verde. Paraná: Faculdade Educacional de Cornélio Procópio, 2007.
BONZI, R. S. Meio século de Primavera silenciosa: um livro que mudou o mundo. v. 28. Desenvolvimento e Meio ambiente, 2013. DOI: https://doi.org/10.5380/dma.v28i0.31007
BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Contemporary marketing. Cengage learning, 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 21 jul. 2021.
BRASIL. Decreto 4.281, de 25 de junho 2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Brasília: Planalto, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4281.htm. Acesso em: 25 jul. 2021.
BRASIL. Lei de educação ambiental nº 9795/99. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: Planalto, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 25 jul. 2021.
BRASIL, Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: MEC/SEMTEC, 1996. Disponível em: http://portal. mec. gov. br/arquivos/pdf/ldb. pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.
CABRAL, Clara Bertrand. Patrimônio Cultural Imaterial: Convenção da Unesco e Seus Contextos. Leya, 2018.
CARSON, Rachel. "Primavera silenciosa (1962)." O futuro da natureza . Yale University Press, 2013. 195-204.
CASCINO, Fabio. Educação ambiental. São Paulo: SENAC, 1999.
CZAPSKI, Silvia. A implantação da educação ambiental no Brasil. Coordenação de Educação Ambiental, Ministério da Educação e do Desporto, 1998.
COLIN, Sílvio. Técnicas construtivas do período colonial. Instituto Histórico – IMPHIC, 6 set. 2010.
COSTA, Cristiane Aparecida; COSTA, Fabiana Gorricho. A educação como instrumento na construção da consciência ambiental. Nucleus, v. 8, n. 2, p. 1-20, 2011. DOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.594
DELPHIM, Carlos Fernando de Moura. O patrimônio natural no Brasil. Rio de Janeiro: IPHAN, 2004.
DIAS, Genebaldo Freire et al. Educação ambiental: Princípios e práticas. 6. ed. São Paulo: Editora Gaia, 2000.
DUARTE, Regina Horta. História & natureza. Autêntica, 2007.
FUNARI, Pedro Paulo. Fontos Arqueológicas. Os historiadores e a cultura material. In: PINSKY, C.B. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, v. 2, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: Um tratamento conceitual. São Paulo/SP: Editora Atlas, 1999.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Monumentalidade e cotidiano: os patrimônios culturais como gênero de discurso. In: OLIVEIRA, Lucia Lippi de. (Org.). Cidade: história e desafios. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. p. 108-123.
GUIMARÃES, Camila; VIANA, Letícia Soares; COSTA, PH de S. Os desafios da consciência ambiental: o marketing verde em questão. c@ lea-cadernos de aulas do LEA, n. 4, p. p94-104, 2015.
INDIA. Protesto contra Union Carbide, 1984. 1 figura, India, 1984. Acesso em: 25 jul. 2021.
IN-LIBRIS. Revista do SPHAN, 1944. 1 figura. Portugal: In-Libris, [2021?].. Acesso em: 25 jul. 2021.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Presidente IPHAN Kàtia Bogea, ministros e delegação da Unesco, 2019. 1 figura. Local: Iphan, . em: 25 jul. 2021.
INSTITUTO ECOBRASIL. Panfleto Turismo Ecológico Paraty, 2010. 1 figura. Instituto EcoBrasil, 2010.. Acesso em: 25 jul. 2021.
JACOBI, Pedro Roberto . Educação ambiental e cidadania. In: JACOBI, P; CASCINO, F. ; OLIVEIRA, J.F.. (Org.). Educação, meio ambiente e cidadania. São Paulo: SMA/CEAM, 1998. p. 11-14.
JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Casa da Palavra, 2005.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. Cidade Editora, 1986.
LE GOFF, Jaques. Crescimento e tomada de consciência urbana: O apogeu da cidade medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
MARCATTO, Celso. Educação ambiental: conceitos e princípios. 2002.
OLIVEIRA, Ismar Soares. Educomunicação: um campo de media-ções. Comunicação & Educação, n. 19, p. 12-24, 2000. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i19p12-24
PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. O patrimônio cultural e a materialização das memórias individuais e coletivas. Patrimônio e Memória, v. 3, n. 1, p. 87-100, 2007.
REIGOTA, Marcos. A contribuição da ciência ao desenvolvimento com base ecologista. Redes (St. Cruz Sul, Online), v. 2, n. 1, p. 183- 198, 1997.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015.
RODRIGUES, Marly. Imagens do passado: a instituição do patrimô nio em São Paulo, 1969-1987.
SCIFONI, Simone. A construção do patrimônio natural. 2006. Tese (Doutorado) –Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
SEARA FILHO, Germano. Apontamentos de introdução à educação ambiental.1987.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma de Ensino Médio. Paulinas, 2012.
SOARES, Ismar de Oliveira. Mas, afinal, o que é educomunicação. São Paulo: Portal do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo – USP, 2014.
SOUZA, Luciana Cordeiro. O meio ambiente na constituição fede ral. Revista Direito, v. 5, n. 9, p. 87-92, 2004.
TERRA, Carta. A carta da Terra. 2007.
TUFTE, Thomas; ENGHEL, Florencia. Youth engaging with the world: media, communication and social change. Nordicom, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Visto que o periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, ao submeter o artigo para esta revista os autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores declaram ser o texto inédito e livre de plágio, respeitando-se os direitos de outros pesquisadores.
b) O envio de artigos é voluntário e a aceitação dos textos implica automaticamente a cessão dos direitos autorais relativos ao trabalho.
c) Os autores também declaram que o artigo não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, devem justificar-se em "Comentários ao editor". Excepcionalmente poderão ser recebidos textos já publicados quando: for tradução de artigo relevante para o português; se houver alguma chamada pública para vinculada ao periódico fast-track.
d) Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
DECLARACIÓN DE DERECHOS DE AUTOR
Dado que la revista ofrece acceso gratuito e inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que hacer que el conocimiento científico esté disponible gratuitamente para el público proporciona una mayor democratización mundial del conocimiento, al enviar el artículo a esta revista, los autores aceptan los siguientes términos:
a) Los autores declaran que el texto es nuevo y libre de plagio, respetando los derechos de
otros investigadores.
b) La presentación de artículos es voluntaria y la aceptación de los textos implica automáticamente la asignación de derechos de autor relacionados con el trabajo.
c) Los autores también declaran que el artículo no está siendo evaluado para su publicación por otra revista; de lo contrario, deben justificarse en "Comentarios al editor".
Excepcionalmente, los textos ya publicados pueden recibirse cuando: es una traducción de un artículo relevante al portugués; si hay alguna llamada pública para vincularse a la publicación de vía rápida.
d) Las afirmaciones, opiniones y conceptos expresados en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores.
COPYRIGHT STATEMENT
Since the Journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge, by submitting the article the authors agree with the following terms:
a) The authors declare that the text is new and free of plagiarism, respecting the rights of other researchers.
b) The submission of articles is voluntary and the acceptance of the texts automatically implies the assignment of copyright related to the work.
c) The authors also declare that the article is not being evaluated for publication by another Journal; otherwise, they must be justified in "Comments to the editor". Exceptionally, texts already published may be received when: it is a translation of a relevant article into Portuguese; if there is any public call for linked to the fast-track periodical.
d) Affirmations, opinions and concepts expressed in the articles are the sole responsibility of the authors.