PROJETOS INTEGRADORES

experiência de ensino-aprendizagem em arte no Novo Ensino Médio na Escola Estadual Professor Pedro Aleixo

Visualizações: 8

Autores

  • Me. Samara Vilaça Xavier Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v15i2.9271

Palavras-chave:

Arte, Cultura de paz, Novo Ensino Médio, Projetos Integradores

Resumo

O trabalho se refere ao processo de implementação dos Projetos Integradores como uma das ações do Novo Ensino Médio. Para tanto, foi utilizada a coleção didática #NOVO ENSINO MÉDIO, aprovada no edital PNLD 2021. O Projeto “Mediação de Conflitos”  foi escolhido como inaugural, e ponto de partida para a investigação de como promover a cultura de paz, mobilizando docentes, estudantes e conhecimentos em Arte, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física. É estruturado a partir de revisão bibliográfica, da prática de Projeto-Integrador fundamentada em Aprendizagem Baseada em Projeto em uma turma de 1º ano do Novo Ensino Médio, totalizando 25 estudantes na faixa etária de 15 anos com a duração de 3 meses. O objetivo de ensino e aprendizagem foi estabelecer conexões entre os componentes da área de Linguagens e suas Tecnologias a fim de criar um plano de convivência e promover a cultura de paz no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Me. Samara Vilaça Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG, especialista em Metodologia do Ensino de Arte pela Unicesumar e e mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Arte na SEE-MG.

Referências

ASSARITTI, D. S. A educação do corpo das crianças na escola em narrativas do cotidiano. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP, 2015.

BECK, C. Metodologias Ativas: conceito e aplicação. Andragogia Brasil, 2018. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/metodologias-ativas. Acesso em 10 jan 2024.

BENDER, W. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXVI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BEUST, Luis. Cultura de paz: estratégias, mapas e bússolas. A Educação para a ética e a cultura da paz / Feizi M. Milani, Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus (organizadores). Salvador: INPAZ, 2003.

BIE – Buck Institute for Education. What is Project Based Learning (PBL)? 2008. Disponível em: https://www.pblworks.org. Acesso em: 20 nov. 2023.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Diálogos e Mediação de conflitos nas escolas: Guia prática para Educadores. Brasília: Gráfica e Editora Movimento, 2014. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/images/stories/Comissoes/CSCCEAP/Di%C3%A1logos_e_Media%C3%A7%C3%A3o_de_Conflitos_nas_Escolas_-_Guia_Pr%C3%A1tico_para_Educadores.pdf. Acesso em 02 jan. 2024.

CORTELLA, Mario Sergio. A escola e conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 15ª ed. São Paulo: Cortez, 2016.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª. ed. São Paulo: Moraes, 1980.

HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. Ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

MUNIZ, Mariana. Improvisação como espetáculo: processo de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

NETTO, Marinilse. Ensino das Artes Visuais e as Metodologias Ativas: uma visão crítica-reflexiva. Educação, Artes e Inclusão. v.18, 2022. ISSN 1984-3178

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. A Cognição Imaginativa na formação de professor@s/artistas – Experiências em diálogo. Anais do XXVI CONFAEB - Boa Vista, novembro de 2016.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Xavier, M. S. V. (2024). PROJETOS INTEGRADORES: experiência de ensino-aprendizagem em arte no Novo Ensino Médio na Escola Estadual Professor Pedro Aleixo. SCIAS - Arte Educação, 15(2), 22–36. https://doi.org/10.36704/sciasart.v15i2.9271