UMA(S) PERFORMATIVIDADE E TEATRALIDADE

contradição e complementaridade

Visualizações: 8

Autores

  • Me. Rita de Cássia Clemente UFMG

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v15i2.9299

Palavras-chave:

Performatividade, Teatro Contemporâneo, Teatralidade

Resumo

A partir da análise de Josette Féral em “Por uma poética da performatividade” em que a pesquisadora delimita os conceitos de performance e performatividade em busca de uma redefinição do teatro contemporâneo, utilizaremos alguns conceitos propostos por Feràl para empreender uma reflexão sobre teatro contemporâneo no intuito de estabelecer um contraponto com experiencias atuais, considerando que a abordagem de Feral se restringe até 2009 e seus exemplos, da mesma forma, também estão restritos a determinados países e artistas. Para tanto, abordaremos o tema a partir de três criações Solo de Rita Clemente que apresentam aspectos performativos e, ao mesmo tempo, teatrais e que, por seu caráter de pesquisa e busca por procedimentos de composição, poderão nos dar subsídios concretos, pois são exemplos próximos do fazer teatral brasileiro.

 

Biografia do Autor

Me. Rita de Cássia Clemente, UFMG

Formada como atriz pela Fundação Clóvis Salgado (1990). Possui graduação em Educação Artística com Ênfase em Música pela Universidade Estadual de Minas Gerais (2004), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Minas Gerais (2019). Tem experiência como Atriz de Tv; Cinema; Teatro. Experiência em Direção Teatral e Formação de Atores, atuando principalmente nos seguintes temas: escritura de cena, dramaturgia, direção, atuação, linguagem teatral e técnica de composição.

Referências

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, v.8, p. 197-210, 2008.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Editora Cosac Naif, 2007.

PAVIS. Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, teatro-dança, cinema. Tradução de Sérgio Sávia Coelho. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BECKETT; Samuel; Dias Felizes, Cosac & Naify, 2010, pg. 30

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Clemente, M. R. de C. (2024). UMA(S) PERFORMATIVIDADE E TEATRALIDADE : contradição e complementaridade . SCIAS - Arte Educação, 15(2), 70–80. https://doi.org/10.36704/sciasart.v15i2.9299