Apresentação dos Trabalhos

Ao enviar o artigo para a revista, o(a) autor compromete-se a não encaminhá-lo para outro(s) veículo(s) de publicação pelo prazo de seis meses, a contar da data do envio.

As propostas devem ser submetidas via internet, pelo endereço: https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao

Os artigos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Georgia, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2 cm. Deve vir acompanhado de resumo com extensão entre 120 e 150 palavras e de três a cinco palavras-chave. O artigo completo, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências, deve ter entre 4.000 e 6.200 palavras.

O texto não deve conter qualquer identificação do autor(a) e coautores(as), assim como de instituições correlatas e de informações que identifiquem os(as) autores(as). Esses dados, assim como vínculo institucional, formação e e-mail compõem os metadados, que devem ser preenchidos total e corretamente no momento do cadastro do(a) autor(a) para a continuidade do processo de submissão do artigo.

O resumo deve ter no mínimo 120 e no máximo 150 palavras na mesma língua do trabalho e palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco). Após esse resumo, deve-se incluir também o abstract, acompanhado da tradução do título e das keywords.

As notas de rodapé devem ser usadas somente quando estritamente necessário para algum esclarecimento. Neste caso o texto deve ser sucinto, corpo 10, fonte Georgia, alinhamento justificado com espaçamento simples. Essas notas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.

Ilustrações

As tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridas no texto com títulos e legendas em acordo com a ABNT. As figuras devem ter seu lugar indicado no texto e ser enviadas também em anexos separados, em formato de arquivo JPG, cor cinza, 300 dpi. Devem ser nomeadas FIG. 1, FIG. 2, sucessivamente, podendo ainda ter um título sugestivo do seu conteúdo, sempre com a indicação das fontes.

Citações

As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas da ABNT para esse sistema.

Em citações diretas ou literais, o nome do autor, fora ou dentro de parênteses, tem apenas a inicial maiúscula (Autor, data, página).

Para citações até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas recomenda-se recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 10, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico. 

Em citações indiretas, se o nome do(a) autor(a) estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula com a data entre parênteses. Caso o nome do(a) autor(a) venha entre parênteses, deve-se adotar o mesmo padrão (apenas inicial maiúscula), seguindo- se a data e indicação da página ou localização, se houver.

Ex:

Na perspectiva de Arendt (1997), que a educação assuma seu caráter conservador é fundamental para que o mundo não se torne mortal como os mortais, para que o mundo continue e se renove a cada nova geração.

Ou

Que a educação assuma seu caráter conservador é fundamental para que o mundo não se torne mortal como os mortais, para que o mundo continue e se renove a cada nova geração (Arendt, 1997).

*Esse formato de citação vale também para o caso de depoimentos ou entrevistas.

Em citação de citação, emprega-se a expressão latina apud (junto a) ou o equivalente em português “citado por”, para identificar a fonte secundária que foi efetivamente consultada. A referência da obra citada deve vir em nota de rodapé ou como parte da referência no final do texto.

Ex:

No texto:

Um modelo de liderança bastante estudado e utilizado na década de 1960 foi o Grid Gerencial (Blake; Mouton 1, 1972 apud Ronchi, 2007).

Em nota de rodapé:

1 BLAKE, R. R.; MOUTON, J. S. A estruturação de uma empresa dinâmica através do desenvolvimento organizacional do tipo Grid. São Paulo: Edgard Blücher, 1972.

Citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, devem ter as suas datas em ordem cronológica, separadas por vírgula.

Ex:

(Freire; Paro; Saviani, 1968, 2018, 2003)

Ou

Freire; Paro; Saviani (1968, 2018, 2003)

Referências

As referências devem estar de acordo com as normas da revista (ABNT NBR 10520). 

Devem estar alinhadas à esquerda, espaço entrelinhas simples e um espaço simples entre uma e outra.

Livros

VASQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.

Capítulos de livros

- Capítulo e livro com mesmo(a) autor(a):

- CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e cultura(s): encontros e desencontros. In:______. (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 61-78.

- Capítulo e livro com autores(as) diferentes:

EVANGELISTA, O. A formação universitária do professor: o debate dos anos 1920 e a experiência paulista dos anos 1930. In: MORAES, M. C. M. de (Org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de informação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

- Autor(a) entidade

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1. De 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 10 jul. 2010.

- Mais de um(a) autor(a) (separados por ponto-e-vírgula)

BERGÉ, P.; POMEAU, Y.; DUBOIS-GANCE, M. Dos ritmos ao caos. São Paulo: Editora Unesp, 1996.

- Mais de quatro autores(as)

VELLINI, E. D.; MESCHEDE, D. K.; CARBONARI, C. A.; TRINDADE, M. L. B. Glyphosate. Botucatu: FEPAF, 2009

- Séries e coleções

MIGLIORI, R. Paradigmas e educação. São Paulo: Aquariana, 1993. 20 p. (Visão do futuro, v. 1)

- Livro eletrônico

ROSÁRIO, A. B.; KYRILLOS NETO, F.; MOREIRA, J. DE O. (Orgs.). Faces da violência na contemporaneidade: sociedade e clínica. Barbacena: EdUEMG, 2011. Disponível em: <http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/PubLocal172P20120518123259.pdf>. Acesso em: 2 out. 2011

Artigo de periódicos

SAVIANI. D. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectivas históricas. Paideia - Cadernos de Psicologia em Educação, São Paulo, v. 14, n. 28, p. 113-124, maio/ago. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2004000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/b7ZLqsDKYbFk7SYMCXCkZ7b. Acesso em: 25 mar. 2022.

Teses, dissertações e monografias

ALMEIDA, L. C. Curso de pedagogia na Unicamp: marcas de formação. 2008. 199 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

Trabalhos apresentados em congresso

FRANCO, M. A. S. Saberes pedagógicos e prática docente. In: ENDIPE: EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL, PROCESSOS FORMATIVOS E SABERES PEDAGÓGICOS, 13. , 2006, Recife. Anais... Recife: Edições Bagaço, 2006. v. 1, p. 27-50.