Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Foco e Escopo
Equipe Editorial
Política de Acesso Livre
Indexadores e buscadores
Ficha Catalográfica
Declaração de Privacidade
Edição Atual
Arquivos
Submissões
Submissão
Linha Editorial
Avaliação dos Artigos
Apresentação dos Trabalhos
Declaração de Direito Autoral
Template
Pareceristas
Pereceristas 2019
Pareceristas 2020
Pareceristas 2021
Pareceristas 2022
Pareceristas 2023
Pareceristas 2024
Anúncios
Contato
Buscar
Periódicos UEMG
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 2 (2025): Educação das relações étnico-raciais e Direitos Humanos: práticas antirracistas das culturas afrobrasileiras, africanas e indígenas
v. 8 n. 2 (2025): Educação das relações étnico-raciais e Direitos Humanos: práticas antirracistas das culturas afrobrasileiras, africanas e indígenas
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2
Publicado:
2025-11-08
Edição completa
Expediente
Editorial
Como se (re)educa para as relações étnico-raciais (ERER)?
um convite para outras epistemologias na produção do conhecimento
Otavio Henrique Ferreira da Silva , Lucimar Rosa Dias , Míghian Danae Ferreira Nunes , Flávia de Jesus Damião , Renato Noguera , Rogéria Cristina Alves
4-7
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.10485
Dossiê
Movimento Negro, Educação de crianças negras pequenas e direitos humanos
experiências no Nordeste do Brasil
Flávia de Jesus Damião
8-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.10482
Movimento Indígena e Educação
Entre a Resistência e o Reconhecimento
Ana Luiza Morais Soares
30-49
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9697
O conceito de branquitude como ferramenta para uma educação antirracista
Lucilene Guimarães Ribeiro, Ana Paula Andrade
50-62
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9712
Educação antirracista
O colorismo negro pelo direito da existência de todos os tons
Maria Luiza Ferreira Magalhães, Beatris Cristina Possato, Iara Marques do Nascimento
63-80
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9720
Teorias Pedagógicas alinhadas às sociodiversidades mineiras
o ensino culturalmente relevante e as pedagogias da Pluriversalidade e das Encruzilhadas
Paulo Henrique Barbosa Silva, José Eustáquio de Brito
81-99
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9711
A Lei nº10.639/03 e a Educação Escolar Quilombola
marcos legais para a descolonização curricular no Brasil
Andreia Martins da Cunha, Rogéria Cristina Alves
100-121
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9662
Lei nº 10.639/03 e currículo escolar na Educação de Jovens e Adultos
perspectivas da Educação para as Relações Étnico-Raciais
Giovanni José Rocha Sombra, Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto, Elcimar Simão Martins, Janevane Silva de Castro
122-138
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9530
Notas sobre a educação antirracista
dimensões teórico-conceituais e legais para a implementação da ERER – o curso “ERER Quilombola – olhares transgressores” em Pelotas – RS, 2023
André Luis Pereira, Camilla Meneguel Arenhart
139-159
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9664
Etnomatemática e Decolonialidade
Por uma perspectiva Multicultural no ensino da Matemática
João Paulo de Sena Brito, Diana Nara da Silva Oliveira, Francisco Wagner Soares Oliveira
160-175
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9621
Currículo e relações étnico-raciais
movimentos sociais e a educação do campo
Luciana Silva dos Santos, Diego dos Santos Reis
176-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9670
A pedagogia de terreiro como prática educativa de resistência
Alcides Junio Silva Lopes, Conceição Clarete Xavier Travalha
190-208
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9680
Relato de experiência de uma oficina inspirada na Pretagogia e Sociopoética
Wanderson William Fidalgo de Sousa, Sabrina Thainara de Sousa Bernardina
209-223
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9550
O que (não) se ensina
A Lei 10.639/2003 e a formação docente nas Universidades Estaduais do Paraná
Gabriela Paula Santos, Simone Burioli
224-248
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9636
Práticas pedagógicas e educação antirracista na escola básica
trajetórias de professoras negras de Belém-PA
Thais Pimenta Pimentel, Maria José Aviz do Rosário
249-268
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9688
Saberes de professoras de Educação Infantil sobre história e cultura africana, afro-brasileira e indígena
um estudo de caso
Beatriz Ribeiro de Camargo, Tatiana Santos Andrade
269-288
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9345
Educação para as relações étnico-raciais e atuação docente
desafios e perspectivas na rede municipal de Seabra-BA
Jardel Jesus Santos Rodrigues, Sara Raphaela Machado de Amorim
289-306
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9693
Representações sociais sobre educação étnico-Racial entre professores do ensino fundamental de Soure, Marajó
direito ao trabalho e à educação em perspectiva intercultural e decolonial
Antônio Luís Parlandin dos Santos, Denise Machado Cardoso
307-327
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9676
Relações étnico-raciais na formação inicial de professores de Biologia
uma revisão sistemática de literatura
Elisangela Andrade Angelo, Josiane Barbosa Gouvêa, Alan Ricardo Duarte
328-350
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9594
Práticas decoloniais na Educação Básica
Experiências de educadoras com base nas Leis 10.639/03 e 11.645/08
Alice Maria Alves Oliveira dos Santos
351-367
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9591
Capoeira e ações afirmativas
Perspectivas e compreensão de docentes de Educação Física do Ensino Básico do Rio de Janeiro
Abaeté Strino Dalto, Paulo César Miranda da Silva, Lívia de Paula Machado Pasqua
368-389
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9713
A mediação do Coordenador Pedagógico na educação antirracista
reflexões a partir de um estágio supervisionado
Samantha Aparecida Correa Alves, Aline Araújo Cassimiro, Maria Simone Euclides
390-410
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9653
Educação e Direitos Humanos
práticas vivenciadas no subprojeto Relações Étnico-Raciais do Programa Residência Pedagógica em uma Escola de Minas Gerais
Marcelo Donizete da Silva, Cristina Carla Sacramento, Rosenéa da Consolação de Castro Santos
411-431
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9644
Educação antirracista e decolonial
análise da inserção das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos livros didáticos de Ciências da Natureza e Matemática
Carlos Eduardo Petronilho Boiago, Thiago Moreira Santos, Cristiane Coppe de Oliveira
432-454
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9703
Narrativas afrofuturistas no ensino de Biologia
um caminho para a decolonialidade
Guilherme da Silva Virgilio Rodrigues, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
455-479
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9567
Educação antirracista e educação midiática
cruzamentos possíveis com mídia e literatura negra nas aulas de Língua Inglesa
Maeles Carla Geisler, Sandro Lauri da Silva Galarça
480-495
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9607
O ensino de Física e a colonialidade do saber
potencialidades e desafios na construção de um currículo antirracista
Stephani Corrêa Ferreira, Luciana Andrade Tostes Lopes
496-516
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9641
A resistência das joias de crioula para um ensino de Química antirracista
Priscila Duarte de Lira, Larissa Gomes Matos, Larissa Tereza dos Santos Reis, Ettore Paredes Antunes
517-538
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9646
Inserção de temáticas indígenas na Educação Básica
análise dos componentes curriculares de Ciências e Biologia
Gracielle Sampaio dos Santos, André Santachiara Fossaluza, Nathan Garcez Silva, Miguel Silingardi Jorge
539-561
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9595
As voltas do mundo entre a capoeira e a educação formal
reflexões a partir do diálogo do/a Mestre/a e da Lei 10.639/2003
Dário Pereira João , Maria de Lourdes Farias Lima, Diego dos Santos Reis
562-582
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9654
Cabelo crespo e suas repercussões na construção da identidade no espaço escolar
uma revisão integrativa de literatura
Ana Karen Barroso Rodrigues, Socorro Taynara Araújo Carvalho, José Antônio dos Santos Filho, Francisca Bruna Pereira Farias
583-603
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9378
Decolonizando saberes
A verbo-visualidade como ferramenta pedagógica para a promoção de igualdade racial por meio da literatura para as infâncias
Rute Neres Borges, Ana Ingridy Silva Rodrigues
604-629
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9667
Literatura infantil e educação antirracista
uma proposta de leitura do livro Toinhoinhóins na escola
Sâmia Machado Reis da Conceição, Clara Zeni Camargo Dornelles
630-647
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9401
Prática docente antirracista
uma experiência pedagógica a partir da boneca Abayomi
Cristiane Andrade Fernandes, Joelson Alves Onofre
648-668
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9666
O racismo não é conto de fadas
a urgência da literatura antirracista nas escolas
Verônica Martins Cardoso e Silva, Bethania Medeiros Geremias, Elaine Regina do Carmo
669-685
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9638
Saberes indígenas, saberes selvagens
por uma educação infantil antirracista
Fernanda Ferreira de Oliveira
686-707
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9647
Artigos
A Modernidade
uma narrativa a serviço do colonialismo
Alessandro Domingos de Souza, Daniel Santos Braga
708-720
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9668
Fenotipia do silenciamento na Ciência
“E eu mulher negra, não sou uma cientista?”
Brunna Alves da Silva
721-738
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9481
Entre aquilombamento e quilombismo
ensaio sobre afrocentricidade e produção acadêmica
Kelly Cristina Quintiliano
739-755
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9714
Oficina de memórias e afetos em uma pesquisa autoetnográfica
uma possibilidade metodológica
Valéria Pereira da Silva, Lucimar Dias
756-777
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9742
Relato de experiência docente
a primeira disciplina de Educação em Relações Étnico-Raciais na Odontologia da UFRJ
Rita de Cassia Ladeira
778-798
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9643
Educação e cultura afro-amazônica
ecos da diáspora negra na tradição do carimbó
Odirley Antonio da Silva Medeiros, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
799-818
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9504
Políticas objetivas subjetivadas para acesso ao reconhecimento
vivência nas comunidades Camarones e Wayuu em La Guajira-Colômbia
Christian Muleka Mwewa, Eugênia Portela Marques, Alexis Carabali Angola
819-837
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9724
Entre muros, elos e pontes na Pós-Graduação exclusiva para indígenas na Amazônia
experiências indígenas no PPGLI/UFAC
Mário Sérgio Silva de Carvalho, Maria de Jesus Morais
838-860
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9660
Educação e resistência quilombola
entre o racismo cotidiano e o direito à inclusão
Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, Amanda Carolino Ribeiro, Maraísa da Silva Soares Costa, Simone Costa Nunes
861-880
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9559
Reinado e alteridade na comunidade negra dos Arturos em Contagem-MG
Erisvaldo Pereira dos Santos
881-897
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9681
Terreiro enquanto resistência à colonialidade
a ótica de suas lideranças no Sul de Minas Gerais
Rebeca Geremias Ribeiro, Fabio Pinto Gonçalves dos Reis, Rubens Antonio Gurgel Vieira
898-915
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9715
Memórias do Rosário entre Rainhas, Mestras e Mães Negras
Histórias de vida, memória e ancestralidade no Centro-Oeste de Minas Gerais
Leonam Maxney Carvalho, Fernanda de Souza Vilela, Jéssica Moreira da Silva
916-943
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9723
Transmissão e oralidade
o resgate de tecnologias ancestrais por jovens comunicadores
Gabriela Pereira Braz
944-961
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9728
Os traços fenotípicos do "sujeito negro" na Revista Ciência Hoje das Crianças
uma questão de origem
Lívia da Silva Queiroz, Maria Margarida Pereira de Lima Gomes
962-982
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9526
Quem tem medo da “nega maluca” e do “crioulo doido”?
a saúde mental estigmatizada de pessoas negras no Brasil
João Luís da Silva
983-999
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9708
Racismo religioso e intolerância
desafios na implementação da Lei 10.639/03 no espaço escolar
José Luiz Rodrigues; Aline Choucair Vaz
1000-1018
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.10483
Liberdade, saúde e economia em rota de colisão
a tentativa de inversão das prioridades constitucionais na gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil
David Roverso Musso
1019-1043
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9794
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
indexadores
Indexadores e buscadores
redes
Redes sociais