v. 8 n. 2 (2025): Educação das relações étnico-raciais e Direitos Humanos: práticas antirracistas das culturas afrobrasileiras, africanas e indígenas

Publicado: 2025-11-08

Edição completa

Editorial

  • Como se (re)educa para as relações étnico-raciais (ERER)? um convite para outras epistemologias na produção do conhecimento

    Otavio Henrique Ferreira da Silva , Lucimar Rosa Dias , Míghian Danae Ferreira Nunes , Flávia de Jesus Damião , Renato Noguera , Rogéria Cristina Alves
    4-7
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.10485

Dossiê

  • Movimento Negro, Educação de crianças negras pequenas e direitos humanos experiências no Nordeste do Brasil

    Flávia de Jesus Damião
    8-29
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.10482
  • Movimento Indígena e Educação Entre a Resistência e o Reconhecimento

    Ana Luiza Morais Soares
    30-49
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9697
  • O conceito de branquitude como ferramenta para uma educação antirracista

    Lucilene Guimarães Ribeiro, Ana Paula Andrade
    50-62
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9712
  • Educação antirracista O colorismo negro pelo direito da existência de todos os tons

    Maria Luiza Ferreira Magalhães, Beatris Cristina Possato, Iara Marques do Nascimento
    63-80
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9720
  • Teorias Pedagógicas alinhadas às sociodiversidades mineiras o ensino culturalmente relevante e as pedagogias da Pluriversalidade e das Encruzilhadas

    Paulo Henrique Barbosa Silva, José Eustáquio de Brito
    81-99
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9711
  • A Lei nº10.639/03 e a Educação Escolar Quilombola marcos legais para a descolonização curricular no Brasil

    Andreia Martins da Cunha, Rogéria Cristina Alves
    100-121
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9662
  • Lei nº 10.639/03 e currículo escolar na Educação de Jovens e Adultos perspectivas da Educação para as Relações Étnico-Raciais

    Giovanni José Rocha Sombra, Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto, Elcimar Simão Martins, Janevane Silva de Castro
    122-138
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9530
  • Notas sobre a educação antirracista dimensões teórico-conceituais e legais para a implementação da ERER – o curso “ERER Quilombola – olhares transgressores” em Pelotas – RS, 2023

    André Luis Pereira, Camilla Meneguel Arenhart
    139-159
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9664
  • Etnomatemática e Decolonialidade Por uma perspectiva Multicultural no ensino da Matemática

    João Paulo de Sena Brito, Diana Nara da Silva Oliveira, Francisco Wagner Soares Oliveira
    160-175
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9621
  • Currículo e relações étnico-raciais movimentos sociais e a educação do campo

    Luciana Silva dos Santos, Diego dos Santos Reis
    176-189
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9670
  • A pedagogia de terreiro como prática educativa de resistência

    Alcides Junio Silva Lopes, Conceição Clarete Xavier Travalha
    190-208
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9680
  • Relato de experiência de uma oficina inspirada na Pretagogia e Sociopoética

    Wanderson William Fidalgo de Sousa, Sabrina Thainara de Sousa Bernardina
    209-223
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9550
  • O que (não) se ensina A Lei 10.639/2003 e a formação docente nas Universidades Estaduais do Paraná

    Gabriela Paula Santos, Simone Burioli
    224-248
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9636
  • Práticas pedagógicas e educação antirracista na escola básica trajetórias de professoras negras de Belém-PA

    Thais Pimenta Pimentel, Maria José Aviz do Rosário
    249-268
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9688
  • Saberes de professoras de Educação Infantil sobre história e cultura africana, afro-brasileira e indígena um estudo de caso

    Beatriz Ribeiro de Camargo, Tatiana Santos Andrade
    269-288
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9345
  • Educação para as relações étnico-raciais e atuação docente desafios e perspectivas na rede municipal de Seabra-BA

    Jardel Jesus Santos Rodrigues, Sara Raphaela Machado de Amorim
    289-306
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9693
  • Representações sociais sobre educação étnico-Racial entre professores do ensino fundamental de Soure, Marajó direito ao trabalho e à educação em perspectiva intercultural e decolonial

    Antônio Luís Parlandin dos Santos, Denise Machado Cardoso
    307-327
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9676
  • Relações étnico-raciais na formação inicial de professores de Biologia uma revisão sistemática de literatura

    Elisangela Andrade Angelo, Josiane Barbosa Gouvêa, Alan Ricardo Duarte
    328-350
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9594
  • Práticas decoloniais na Educação Básica Experiências de educadoras com base nas Leis 10.639/03 e 11.645/08

    Alice Maria Alves Oliveira dos Santos
    351-367
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9591
  • Capoeira e ações afirmativas Perspectivas e compreensão de docentes de Educação Física do Ensino Básico do Rio de Janeiro

    Abaeté Strino Dalto, Paulo César Miranda da Silva, Lívia de Paula Machado Pasqua
    368-389
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9713
  • A mediação do Coordenador Pedagógico na educação antirracista reflexões a partir de um estágio supervisionado

    Samantha Aparecida Correa Alves, Aline Araújo Cassimiro, Maria Simone Euclides
    390-410
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9653
  • Educação e Direitos Humanos práticas vivenciadas no subprojeto Relações Étnico-Raciais do Programa Residência Pedagógica em uma Escola de Minas Gerais

    Marcelo Donizete da Silva, Cristina Carla Sacramento, Rosenéa da Consolação de Castro Santos
    411-431
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9644
  • Educação antirracista e decolonial análise da inserção das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos livros didáticos de Ciências da Natureza e Matemática

    Carlos Eduardo Petronilho Boiago, Thiago Moreira Santos, Cristiane Coppe de Oliveira
    432-454
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9703
  • Narrativas afrofuturistas no ensino de Biologia um caminho para a decolonialidade

    Guilherme da Silva Virgilio Rodrigues, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
    455-479
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9567
  • Educação antirracista e educação midiática cruzamentos possíveis com mídia e literatura negra nas aulas de Língua Inglesa

    Maeles Carla Geisler, Sandro Lauri da Silva Galarça
    480-495
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9607
  • O ensino de Física e a colonialidade do saber potencialidades e desafios na construção de um currículo antirracista

    Stephani Corrêa Ferreira, Luciana Andrade Tostes Lopes
    496-516
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9641
  • A resistência das joias de crioula para um ensino de Química antirracista

    Priscila Duarte de Lira, Larissa Gomes Matos, Larissa Tereza dos Santos Reis, Ettore Paredes Antunes
    517-538
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9646
  • Inserção de temáticas indígenas na Educação Básica análise dos componentes curriculares de Ciências e Biologia

    Gracielle Sampaio dos Santos, André Santachiara Fossaluza, Nathan Garcez Silva, Miguel Silingardi Jorge
    539-561
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9595
  • As voltas do mundo entre a capoeira e a educação formal reflexões a partir do diálogo do/a Mestre/a e da Lei 10.639/2003

    Dário Pereira João , Maria de Lourdes Farias Lima, Diego dos Santos Reis
    562-582
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9654
  • Cabelo crespo e suas repercussões na construção da identidade no espaço escolar uma revisão integrativa de literatura

    Ana Karen Barroso Rodrigues, Socorro Taynara Araújo Carvalho, José Antônio dos Santos Filho, Francisca Bruna Pereira Farias
    583-603
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9378
  • Decolonizando saberes A verbo-visualidade como ferramenta pedagógica para a promoção de igualdade racial por meio da literatura para as infâncias

    Rute Neres Borges, Ana Ingridy Silva Rodrigues
    604-629
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9667
  • Literatura infantil e educação antirracista uma proposta de leitura do livro Toinhoinhóins na escola

    Sâmia Machado Reis da Conceição, Clara Zeni Camargo Dornelles
    630-647
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9401
  • Prática docente antirracista uma experiência pedagógica a partir da boneca Abayomi

    Cristiane Andrade Fernandes, Joelson Alves Onofre
    648-668
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9666
  • O racismo não é conto de fadas a urgência da literatura antirracista nas escolas

    Verônica Martins Cardoso e Silva, Bethania Medeiros Geremias, Elaine Regina do Carmo
    669-685
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9638
  • Saberes indígenas, saberes selvagens por uma educação infantil antirracista

    Fernanda Ferreira de Oliveira
    686-707
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9647

Artigos

  • A Modernidade uma narrativa a serviço do colonialismo

    Alessandro Domingos de Souza, Daniel Santos Braga
    708-720
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9668
  • Fenotipia do silenciamento na Ciência “E eu mulher negra, não sou uma cientista?”

    Brunna Alves da Silva
    721-738
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9481
  • Entre aquilombamento e quilombismo ensaio sobre afrocentricidade e produção acadêmica

    Kelly Cristina Quintiliano
    739-755
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9714
  • Oficina de memórias e afetos em uma pesquisa autoetnográfica uma possibilidade metodológica

    Valéria Pereira da Silva, Lucimar Dias
    756-777
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9742
  • Relato de experiência docente a primeira disciplina de Educação em Relações Étnico-Raciais na Odontologia da UFRJ

    Rita de Cassia Ladeira
    778-798
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9643
  • Educação e cultura afro-amazônica ecos da diáspora negra na tradição do carimbó

    Odirley Antonio da Silva Medeiros, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
    799-818
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9504
  • Políticas objetivas subjetivadas para acesso ao reconhecimento vivência nas comunidades Camarones e Wayuu em La Guajira-Colômbia

    Christian Muleka Mwewa, Eugênia Portela Marques, Alexis Carabali Angola
    819-837
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9724
  • Entre muros, elos e pontes na Pós-Graduação exclusiva para indígenas na Amazônia experiências indígenas no PPGLI/UFAC

    Mário Sérgio Silva de Carvalho, Maria de Jesus Morais
    838-860
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9660
  • Educação e resistência quilombola entre o racismo cotidiano e o direito à inclusão

    Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, Amanda Carolino Ribeiro, Maraísa da Silva Soares Costa, Simone Costa Nunes
    861-880
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9559
  • Reinado e alteridade na comunidade negra dos Arturos em Contagem-MG

    Erisvaldo Pereira dos Santos
    881-897
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9681
  • Terreiro enquanto resistência à colonialidade a ótica de suas lideranças no Sul de Minas Gerais

    Rebeca Geremias Ribeiro, Fabio Pinto Gonçalves dos Reis, Rubens Antonio Gurgel Vieira
    898-915
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9715
  • Memórias do Rosário entre Rainhas, Mestras e Mães Negras Histórias de vida, memória e ancestralidade no Centro-Oeste de Minas Gerais

    Leonam Maxney Carvalho, Fernanda de Souza Vilela, Jéssica Moreira da Silva
    916-943
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9723
  • Transmissão e oralidade o resgate de tecnologias ancestrais por jovens comunicadores

    Gabriela Pereira Braz
    944-961
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9728
  • Os traços fenotípicos do "sujeito negro" na Revista Ciência Hoje das Crianças uma questão de origem

    Lívia da Silva Queiroz, Maria Margarida Pereira de Lima Gomes
    962-982
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9526
  • Quem tem medo da “nega maluca” e do “crioulo doido”? a saúde mental estigmatizada de pessoas negras no Brasil

    João Luís da Silva
    983-999
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9708
  • Racismo religioso e intolerância desafios na implementação da Lei 10.639/03 no espaço escolar

    José Luiz Rodrigues; Aline Choucair Vaz
    1000-1018
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.10483
  • Liberdade, saúde e economia em rota de colisão a tentativa de inversão das prioridades constitucionais na gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil

    David Roverso Musso
    1019-1043
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9794