Educar em Direitos Humanos com a Sociopoética: Potência coletiva, artística e descolonizadora de “Gerar filho pelas costas”
Resumo
Esta produção analisa a potência da Sociopoética como abordagem científica-metodológica e filosófica de educação em direitos humanos numa perspectiva descolonizadora do saber, democrática e artística. Recorta a fase interventiva da pesquisa de doutorado sobre educação em direitos humanos de crianças e adolescentes, potencializando as experiências e as criações de professoras da educação básica, em contexto de violação de direitos. Fundamenta-se, principalmente, nos estudos de Gauthier (2010, 2012), Deleuze e Guattari (2010, 2013), Foucault (1992, 2014), Morin (2005), Santos (2005, 2010), Panikkar (2004) e Larrosa (2016). A pesquisa revela a potência da Sociopoética como dispositivo de intervenção nos modos de pesquisar e de educar em direitos humanos crianças e adolescentes de forma coletiva, inventiva, descolonizadora das formas excludentes de saber. Sua força educativa se expressa no modo-de-educar-na-ciranda, com a circularidade dançante e a alacridade encarnada nos problemas cotidianos de violação de direitos básicos.
Palavras-Chave: Educação. Direitos Humanos. Metodologia. Sociopoética.
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