Educação 4.0 e as tecnologias da informação e comunicação (TICs): a educação em direitos humanos no uso do WhatsApp

Autores

  • Rosane Paula Moreira Secretaria Estadual de Educação SEE/MG Secretaria Municipal de Educação SMED/PBH
  • Rafael Santos Morato Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJ/PE

Resumo

A educação sempre foi um espaço social de introdução e, ao mesmo tempo, de anuência das inovações comunicativas e informacionais na sociedade. No entanto, a inserção cada vez mais ativa das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) não ocorre somente no âmbito educacional, mas na totalidade das vivências dos indivíduos. Um exemplo dessas TICs é o app whatsapp, o aplicativo de “mensagens” mais popular do Brasil. Tais inovações, geralmente, carregam interesses políticos e econômicos, que muitas vezes acabam violando os Direitos Humanos, na tentativa de manutenção desses mesmos interesses. Este artigo propõe uma reflexão sobre o entendimento das TICs, das suas implicações na concepção de Educação 4.0 e sobre a necessidade de uma educação voltada para a promoção dos Direitos Humanos, uma educação que propicie o entendimento da responsabilidade do direito à comunicação, à informação e à livre expressão.

Biografia do Autor

Rosane Paula Moreira, Secretaria Estadual de Educação SEE/MG Secretaria Municipal de Educação SMED/PBH

É graduada em Pedagogia pela UEMG, atualmente é aluna do curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 da UFMG. Atua como Especialista de Educação Básica na SEE/MG trabalhando na modalidade Ensino Médio Regular e EJA. Atuou como Coordenadora do Curso de Formação de Professores em Nível Médio para a Educação Infantil na SEE/MG.

Rafael Santos Morato, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJ/PE

Mestre em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco - PPGDH; graduado em Direito pela PUC Pernambuco; Advogado; Mediador judicial pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco; Servidor da Universidade Federal de Pernambuco desde 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Moreira, R. P., & Morato, R. S. (2020). Educação 4.0 e as tecnologias da informação e comunicação (TICs): a educação em direitos humanos no uso do WhatsApp. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 3(1), 95–117. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4594