“Isso é coisa de menina?” – O reforço de esteriótipos femininos nas escolas através a utilização de desenhos Disney Princesas
Resumo
Utilizando dos filmes da franquia Disney Princesas como ponto de perspectiva, o artigo tem como objetivo principal, compreender como as princesas ensinam sobre o que é ser menina e como isso se manifesta na sala de aula. Ao analisar os filmes, discorre-se sobre as características do que é considerado ser princesa e como tais são percebidas na construção da identidade feminina. Propõe-se a apresentar caminhos para modificar as práticas educacionais, visando promover a igualdade de gênero, para que as meninas se vejam como protagonistas e sujeitos com possibilidades de atuação em todos os âmbitos da sociedade.
Downloads
Publicado
2020-12-18
Como Citar
Carvalho, M. V. de, Oliveira, E. G. de, & Carvalho, M. C. V. de. (2020). “Isso é coisa de menina?” – O reforço de esteriótipos femininos nas escolas através a utilização de desenhos Disney Princesas. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 3(2), 151–168. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5126
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).