Notas sobre a Memória: Identidade e Participação na Psicologia Social

Autores

Resumo

O artigo apresenta uma revisão narrativa (ROTHER, 2007) que teve por objetivo articular as categorias psicossociais Memória, Identidade e Participação, no âmbito dos processos grupais. No vasto campo de produção da Psicologia Social, delimita-se às contribuições de três importantes autores, Sílvia Lane (1984) e Martín-Baró (1989), de orientação materialista e dialética, e também Ecléa Bosi (2004; 2006), que se insere em uma perspectiva humanista e fenomenológica. Mostra-se que o diálogo entre as diferentes abordagens é enriquecedor, pois, com suas especificidades, esses autores, pilares da construção de uma Psicologia Social crítica, Latino-Americana, compartilham o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, contra a exploração e a miséria social.

Biografia do Autor

Shirley de Lima Ferreira Arantes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com ênfase em Psicologia Social. Graduada em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professora efetiva de Psicologia da Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ibirité). 

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Arantes, S. de L. F. (2020). Notas sobre a Memória: Identidade e Participação na Psicologia Social. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 3(2), 184–207. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5143