Guia do educador para a abordagem dos Direitos Humanos e Educação a partir da série Anne with an “E”

Autores

  • Gabriela Motta Lanza Pereira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ana Flávia Silva Mesquita
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumo

A série de televisão Anne with an “E”  produzida pelo canal CBC Television e distribuída pela Netflix em 2017, conta a história de uma órfã ruiva, pobre e corajosa adotada por uma família na cidade de Avonlea. A garota busca por aceitação da família que a adotou e pelo vilarejo em que vive. Este guia do educador é um material didático foi construído com o intuito de ser aplicado de maneira interdisciplinar nas séries finais do Ensino Fundamental  e no Ensino Médio,  abordando os temas educação e direitos humanos, como ferramenta para fomentar debates e reflexões guiadas, em sala de aula. As reflexões possuem como objetivo contribuir para a formação humana e de cidadãos responsáveis, sensíveis às diferenças sociais do nosso país e do mundo.


Biografia do Autor

Gabriela Motta Lanza Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente desenvolve, como estagiário, estudos nas áreas de Bioquímica, Imunologia e Biologia Molecular no Laboratório de Toxinologia Molecular da Fundação Ezequiel Dias (FUNED). Tem experiência monitorias à cerca da Botânica para alunos de graduação, participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica com o objetivo aproximação de discentes ao cotidiano das escolas públicas Estaduais de educação básica e aplicação de projetos que visem a melhoria do ambiente escolar e bem estar de alunos. Atual Vice-Presidente da Liga Acadêmica de Microbiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (LAMIC- PUC Minas), que busca a inserção de alunos da graduação do curso de Ciências Biológicas na área da Microbiologia. Tem interesse nas áreas de Imunologia, Microbiologia, Biologia Molecular, Educação e Divulgação Científica.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Gabriela Motta Lanza Pereira, Ana Flávia Silva Mesquita, & Marcelo Diniz Monteiro de Barros. (2020). Guia do educador para a abordagem dos Direitos Humanos e Educação a partir da série Anne with an “E”. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 3(2), 83–110. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5185