Alteridade e educação em Direitos Humanos: por uma concepção mais humana sobre a prática da automutilação
Palavras-chave:
Alteridade; Educação em Direitos Humanos; AutomutilaçãoResumo
A educação é, por excelência, um encontro de singularidades sempre permeado pela presença do outro. Assim, este trabalho propõe uma reflexão acerca do conceito de alteridade como fundamento primeiro na mediação dialética e dialógica da vida, para repensarmos a Educação em Direitos Humanos, objetivando compreender o lugar do outro na prática pedagógica e, assim, podermos elucidar a delicada relação fronteiriça existente entre a produção do comportamento automutilador e esse lugar em que o outro se encontra, na medida de nossa indiferença. Trabalhar uma Educação em Direitos Humanos voltada para o diálogo, em um mundo globalizado repleto de conflitos, faz da alteridade palavra-chave, uma vez que a função primordial da Educação é a de nutrir possibilidades relacionais e nos levar a ocupar o lugar do outro, em uma dialógica para a percepção da dor do outro, já que a dor do outro é também dor nossa, reverberada e desvelada na relação.
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