As dimensões das medidas governamentais brasileiras no contexto pandêmico

Autores

Palavras-chave:

Pandemia; Crise capitalista; Medidas governamentais

Resumo

 Buscou-se abordar criticamente as principais normativas governamentais implementadas no Brasil no atual cenário pandêmico e como elas impactam a proteção social e refletem nos direitos humanos. O artigo é fruto de revisões bibliográficas em que apresentamos, sumariamente, o caráter econômico, político, social, cultural e sanitário de tais normativas, apontando como elas se constituíram no governo ultraconservador de Jair Messias Bolsonaro enquanto mecanismos de aprofundamento das desigualdades econômicas, sociais e étnico/raciais já existentes no país.

Biografia do Autor

Amanda Silva de Jesus, UFVJM

Mestre em Política Social pela UFES (2017), pós graduanda em Direitos humanos e Educação (UFVJM 2020), especialista em "Gênero e diversidade na escola" (UFMG/2016), especialista em "Gestão em Serviço Social e Políticas Públicas" (2014) e graduada em Serviço Social pela UFVJM (2012). Atuou como professora no curso de Serviço Social da UFVJM no período de 2014 a 2016. Atuou como colaboradora do projeto do Observatório dos Direitos da Mulher dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PROECX/UFVJM). Atualmente é supervisora acadêmica de estágio do curso de Serviço Social da UNIP e atua enquanto assistente social na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia e membro do Núcleo de Assistentes Sociais de Teófilo Otoni-MG Possui experiência na área de Serviço Social, com ênfase em trabalho profissional e política de assistência social, atuando principalmente nos seguintes temas: Capitalismo contemporâneo e trabalho, serviço social e formação profissional, Seguridade Social e política de Assistência Social, Saúde, Educação, gênero e diversidade.

Sandra Rodrigues dos Santos , ufvjm

Graduada em Serviço Social (UFVJM, 2012), Atuou como professora substituta (Departamento de Serviço Social UFVJM 2014 e 2017/2019). Atuou como assistente social no CRAS ( ÁGUA BOA 2013) e Unidade de Acolhimento Int6itucional ( Poté- MG 2017). Membro do grupo de Estudos e Pesquisa do Pensamento Latino Americano (GEPLA/UFVJM). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Assistentes Sociais de Teófilo Otoni-MG/Brasil. E-mail: sandra.19.12@hotmail.com

Referências

ALVES, Giovanni. Dimensões da Precarização do Trabalho: Ensaios de Sociologia do Trabalho. Bauru: Canal 6, 2013.

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2018.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. -2 ed.- São Paulo: Boitempo, 2009.

BEHRING, Elaine Rossetti. Política social no capitalismo tardio. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

BEHRING, Elaine Rossetti et al. Política Social no Capitalismo: tendências contemporâneas. 2ed. – São Paulo: Cortez, 2009.

FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

HARVEY, David. Condições pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

HERRERA, Rémy. O capital fictício no centro da crise. In: GOMES, Helder. Especulação e lucros Fictícios: Formas Parasitárias da acumulação contemporânea. São Paulo: Outras expressões, 2015, p. 7-12.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere. - 2° ed. vol. 4. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2007.

GRUPPI, L. O conceito de Hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. A questão Social no capitalismo. Temporalis, Brasília, 2 ed. Ano. 2, n.3, p. 9-31, jan./jul. 2001.

LUCE, Mathias Seibel. A Superexploração da força de Trabalho no Brasil. Revista Soc. Bras. Economia Política, São Paulo, nº 32, p. 119-141, 2012.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. 3.ed. São Paulo:n-1 edições, 2018.

MANDEL, Ernest. Capitalismo Tardio. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

MARINI, R. M. Dialéctica de la dependência. México: Era, 1973.

YAZBEK, Maria Carmelita. Classes Subalternas e assistência social. São Paulo: Cortez, 2006.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Silva de Jesus, A., & Rodrigues dos Santos , S. . (2021). As dimensões das medidas governamentais brasileiras no contexto pandêmico. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 4(1), 25–46. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5424